Os resultados da parceria Gratnells / Centralmed

Gratnells / Centralmed: segurança no trabalho num desafiante contexto de mudança

A história da Gratnells em Portugal começa com um desafio de grande escala: a transição das instalações de fábrica do Reino Unido para Portugal. Nesse momento de profunda transformação — com espaços, equipas e procedimentos por construir —, a empresa procurava um parceiro que garantisse o escrupuloso cumprimento da legislação nacional em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST). 

Além disso, sentiu a necessidade, desde o primeiro dia, de edificar uma cultura de segurança robusta e estruturalmente comprometida com o bem-estar de todos os trabalhadores. Foi nesse momento fundacional que surgiu, então, a frutífera parceria com a Centralmed.

O que é a Gratnells e qual era o seu desafio?

Fundada no Reino Unido, e com presença nos Estados Unidos e em Portugal, a Gratnells dedica-se à transformação de plástico e é especializada na produção de mobiliário de escritório. Com cerca de 60 trabalhadores, a empresa decidiu, recentemente, estabelecer novas instalações em Portugal, dando início a uma transição estratégica na sua operação fabril.

Ficha do cliente

De facto, nessa fase de implementação, a Gratnells não dispunha de políticas de segurança próprias — apenas alguns procedimentos herdados dos antigos inquilinos das instalações. Ademais, encarava um desafio adicional: adaptar-se a um novo enquadramento legal e cultural, garantindo a proteção dos trabalhadores desde o arranque da atividade. 

Qual foi a solução encontrada pela Gratnells?

Na procura por um parceiro experiente e multidisciplinar na área da SST, a escolha da Gratnells recaiu sobre a Centralmed. E rapidamente se tornou claro que esta colaboração iria muito além das meras políticas de conformidade legal.  

Assim, depois dessa primeira etapa — o sistémico levantamento dos requisitos de SST a equacionar nesta realidade corporativa —, a atuação dos especialistas Centralmed estendeu-se a múltiplas áreas: 

  • Realização de ações integradas de informação e formação, orientadas para os trabalhadores da Gratnells, focando temáticas determinantes como a movimentação manual de cargas e a prevenção de acidentes de trabalho; 
  • Sensibilização para a importância dos comportamentos seguros, promovendo assim um ambiente de trabalho mais atento, coeso e responsável; 
  • Identificação de perfis tecnicamente competentes entre os próprios trabalhadores, que se demonstrem capazes de detetar e resolver problemas de segurança de forma estruturada e informada.  

Necessitávamos de uma mais-valia a nível de serviços de segurança e saúde no trabalho, que nos auxiliasse na transição das fábricas do Reino Unido para Portugal. Estamos a falar de novas instalações, novos trabalhadores e novas leis para cumprir. (...) Sentimos, por isso, uma grande dificuldade na adaptação e na compatibilização das políticas britânicas com as portuguesas, o que dificultou o acompanhamento mais próximo dos trabalhadores.

 

Nesse sentido, Augusta Guedes e Nicole Rebelo destacam a flexibilidade e a capacidade de adaptação da equipa Centralmed às efetivas prioridades da empresa, num cenário exigente e em constante mutação. 

O maior obstáculo prendeu-se, de acordo com a empresa, com o facto de se ter iniciado a laboração sem que os procedimentos estivessem ainda consolidados. Denotava-se algum ceticismo por parte dos trabalhadores. Contudo, a atuação próxima e estruturada da Centralmed permitiu contornar esse cenário, contribuindo para um ambiente de trabalho mais confiável, produtivo e coeso. 

Quais foram os resultados alcançados?

Desde o início da parceria, a Gratnells sentiu uma significativa otimização na gestão da SST. Com o apoio da Centralmed, tornou-se possível realizar um diagnóstico rigoroso das necessidades da empresa e estruturar procedimentos internos, alicerçados na legislação portuguesa e nas melhores práticas do setor. 

Entre os principais resultados alcançados, podemos então destacar: 

  • Formação em segurança no trabalho para todos os profissionais; 
  • Implementação de procedimentos internos e cumprimento legal de requisitos como medição de ruído ocupacional, avaliação de riscos, diagnóstico de iluminação e caracterização de acidentes de trabalho; 
  • Consulta aos trabalhadores e tratamento estatístico dos dados recolhidos; 
  • Redução da carga administrativa associada à SST, com ganhos evidentes na agilização de processos. 

 

A equipa Gratnells destaca, a este respeito: “Foi um alívio conseguir agilizar toda a burocracia e informação que era necessária através da Centralmed. Sentimos mesmo que nos foi retirado volume de trabalho administrativo. No fundo, esta parceria foi como um balão de oxigénio para a nossa empresa.” 

Os resultados da parceria Gratnells / Centralmed

Além disso, realça a clara evolução do envolvimento dos trabalhadores com as temáticas da SST. A crescente adesão às formações e aos questionários relativos a esta área vital demonstra, de facto, que a cultura de segurança está a cimentar-se.  

Se, como a Gratnells, procura uma empresa de SST que se norteie por critérios de rigor e excelência, consulte então o vasto conjunto de serviços que a Centralmed tem à sua disposição. Conte com a proximidade, o profissionalismo e a experiência da nossa equipa! 

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