Todas as empresas procuram melhorar a produtividade e desejam, certamente, transformar as suas equipas de trabalho em casos de sucesso. Sabe como descobrir, aproveitar e desenvolver o potencial e as características particulares dos seus trabalhadores? A liderança e gestão de equipas de alta performance começam, precisamente, por reconhecer o valor de cada um e por criar as condições laborais necessárias para o cultivar. Explicamos-lhe, então, como pode reconhecer uma equipa de alta performance e orientá-la.
O que são equipas de alta performance e quais são as suas características?
As equipas de alta performance caracterizam-se pela sua capacidade de atingir constantemente os seus objetivos com êxito. Com efeito, os trabalhadores colaboram em conjunto, com coesão. Aliás, as relações entre colegas e entre estes e a liderança cultivam-se em ambientes de segurança e saúde psicológica, embebidos em respeito, tolerância e empatia.
Os valores de uma equipa de alta performance vão, assim, da inteligência emocional à ética de trabalho, passando pela disciplina, autonomia, curiosidade, criatividade, capacidade de reconhecer erros. Sem esquecer, pois, a confiança e o compromisso entre os elementos da equipa, bem como entre estes e o líder.
Na otimização da liderança e gestão de equipas de alta performance revela-se vital compreender as suas particularidades, que as direcionam para o sucesso, a saber:
Confiança robusta entre os membros da equipa
O principal aspeto distintivo que permite a estas equipas alcançarem o seu potencial e os resultados almejados consiste no cultivo da confiança entre os membros. Graças a isso, os trabalhadores sentem-se mais confortáveis em arriscar, conseguem solucionar conflitos e ultrapassar obstáculos inesperados.
Contudo, a confiança é tendencialmente frágil. Quebras de confiança revelam-se, por exemplo, em circunstâncias como tensão constante, falhas na comunicação, incumprimento de prazos e ruturas na produtividade. Nesses momentos, torna-se fundamental adotar uma postura adequada na liderança e gestão de equipas de alta performance, procurando as causas do problema. O caminho será, certamente, o diálogo entre os trabalhadores e a reconstrução gradual dos laços de confiança.
Comunicação clara e transparente
Uma comunicação adequada e eficaz, que permita a todos a partilha das suas ideias, constitui um critério essencial para a manutenção de relações profissionais frutíferas. Desse modo, numa equipa de alta performance a comunicação está otimizada para os múltiplos canais utilizados (chamadas telefónicas, videochamadas, e-mails e reuniões presenciais). Organizando e acompanhando o desenvolvimento dos projetos em documentos ou programas partilhados, evitam-se contactos desnecessários.
Distribuição adequada de tarefas e responsabilidades
Equipas de alta performance assumem a relevância de uma repartição de tarefas atempada e apropriada, capaz de maximizar a produtividade e minimizar os conflitos. Assim, garante-se que cada trabalhador desempenha um papel crucial no alcance dos objetivos coletivos, não existindo margem para qualquer confusão relativamente às funções de cada um no projeto. Além disso, os talentos de cada trabalhador são reconhecidos, valorizados e integrados nas suas funções.
Envolvimento na liderança e gestão de equipas de alta performance
O envolvimento dos líderes no quotidiano de uma equipa de alta performance torna-se fulcral para a orientar e apoiar no seu percurso, estabelecendo objetivos claros e passos para os atingir. Os trabalhadores revelam-se mais produtivos em ambientes positivos, nos quais são respeitados e sentem que podem contar com a liderança.
Contudo, é preciso cuidado para não confundir envolvimento com comportamentos tóxicos de microgestão, que “sufocam” as equipas. Para aprender a implementar os métodos mais adequados, o ideal será, provavelmente, investir na formação em liderança e gestão de equipas de alta performance.
Metas comuns
Embora cada trabalhador possua as suas responsabilidades e os seus objetivos pessoais, todos os membros de uma equipa de alta performance devem ter um grande objetivo comum, compreendendo o valor dos seus contributos individuais para o atingir. Por isso mesmo, emerge um espírito de entreajuda e compromisso.
Estratégias de liderança e gestão de equipas de alta performance
Todas as empresas carecem, sem dúvida, de metodologias para melhorar a produtividade dos seus trabalhadores. Portanto, como podem os líderes construir e orientar equipas bem-sucedidas? Em primeiro lugar, revela-se fundamental reconhecer que só uma liderança de alta performance pode gerar equipas de sucesso.
Portanto, os líderes devem fortalecer as suas competências de liderança e motivação de equipas, através de formações e da aplicação consciente dos conhecimentos e métodos adquiridos. Por exemplo, saber como receber e fornecer feedback construtivo é uma competência vital na liderança e gestão de equipas de alta performance.
Práticas de captação e gestão de equipas de alta performance
Especialistas em gestão revelam os métodos mais eficazes para constituir equipas de alta performance, manter os seus notáveis níveis de produtividade e reter talento:
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