Como definir objetivos operacionais alinhados com o plano estratégico?
Apenas 29% dos trabalhadores acreditam que a visão dos seus líderes se alinha com a da organização, segundo o relatório The State of Leadership Development. Revela-se, portanto, cada vez mais imperativo saber como delinear objetivos operacionais adequados à estratégia global de uma empresa, que possam tornar-se metas comuns para todos.
Construir planos a curto prazo, passo a passo, alicerçados na estratégia de longo prazo, torna-se basilar. Os objetivos operacionais devem focar-se em horizontes temporais anuais, de três ou, no máximo, de cinco anos.
Primeiramente, devem identificar-se as metas almejadas, os recursos disponíveis e os critérios para o êxito, definindo prioridades nas quais focar a energia coletiva. Otimizar as operações, partilhar a informação com todos os trabalhadores (frisando o “porquê” do plano traçado) e implementar ajustes constituem os passos seguintes. De notar que um processo de comunicação contínuo e inclusivo incluirá, indubitavelmente, a transmissão, entre trabalhadores e liderança, de feedback em ambos os sentidos.
Assim, deve proceder-se regularmente a uma avaliação rigorosa dos projetos já em curso e da performance das equipas e das lideranças, verificando-se o que deve manter-se e o que carece de melhorias. Após a análise, destaca-se então a importância do feedback construtivo, para que toda a informação chegue aos trabalhadores de forma produtiva.