Dia Mundial da Diabetes 2023: combate nas empresas

Entre 2014 e 2021, o número de pessoas com diabetes aumentou 20% em Portugal, de acordo com o Observatório Nacional da Diabetes. Este dado alarmante sublinha, sem dúvida, o impacto profundo deste flagelo na sociedade. Neste Dia Mundial da Diabetes, importa, então, conhecer melhor esta doença: as suas causas, os seus sintomas e o papel determinante das empresas na sua prevenção.

 

Afinal, o que é a diabetes?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes define-se como:

Uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou, então, quando o corpo não consegue utilizar eficazmente a insulina produzida. A insulina é uma hormona que regula a glicose no sangue. A hiperglicemia, também designada por aumento da glicose no sangue, é um efeito comum da diabetes descontrolada.

Ora, o papel da insulina — produzida pelo pâncreas — revela-se, de facto, vital. Afinal, ela permite que a glicose (o açúcar) se transfira da corrente sanguínea para as células, que posteriormente a utilizam como fonte de energia.

Ao longo do tempo, a hiperglicemia causa danos graves em diversos órgãos, como, por exemplo:

  • Rins;
  • Olhos;
  • Sistema nervoso periférico e autónomo;
  • Sistema cardiovascular;
  • Órgãos genitais.

 

Que tipos de diabetes existem?

Cada tipo de diabetes apresenta características específicas, a saber:

Diabetes de tipo 1

Caracteriza-se, pois, pela produção insuficiente de insulina no pâncreas. Esta doença surge principalmente em crianças ou jovens adultos. Todavia, pode aparecer em qualquer altura da vida com sintomas intensos e repentinos.

Diabetes de tipo 2

Trata-se, inegavelmente, do tipo de diabetes mais comum. Neste caso, a doença deriva, principalmente, de um estilo de vida pouco saudável (focado em sedentarismo ou maus hábitos alimentares, por exemplo). Assim, o organismo deixa de produzir ou utilizar insulina.

Geralmente, o diagnóstico da diabetes de tipo 2 tende a chegar mais tarde e os sintomas surgem de modo mais progressivo. Contudo, importa enfatizar que, nos últimos anos, se verificou um surgimento cada vez mais precoce desta doença.

Diabetes gestacional

Ocorre no decorrer da gravidez, devido a uma anomalia no metabolismo da glicose. O incremento dos níveis de glicose no sangue pode aumentar o risco de complicações no parto. Além disso, os bebés afetados apresentam um risco acrescido de, no futuro, desenvolverem diabetes de tipo 2.

 

Principais sinais de diabetes

Neste Dia Mundial da Diabetes, importa, sem dúvida, alertar a população para os sinais que permitem a deteção precoce desta doença.

Os sintomas de diabetes mais comuns incluem, por exemplo:

  • Perda de visão;
  • Sede em excesso e boca seca;
  • Vontade de urinar frequente;
  • Fome constante;
  • Perda de peso;
  • Falta de energia e fadiga;
  • Dificuldade na cicatrização de feridas.

 

Cartaz oficial do Dia Mundial da Diabetes 2023: “Diabetes: conheça os riscos, saiba como responder”

 

Como surgiu, então, o Dia Mundial da Diabetes?

Desde 1991, assinala-se, anualmente, a 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes. Esta efeméride, instituída pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde, associa-se ao aniversário de Frederick Banting. Este médico, em parceria com Charles Best, descobriu a insulina, em 1922.

Com a implementação do Dia Mundial da Diabetes, pretende-se sensibilizar a população para as consequências nefastas desta doença e, claro, para a importância da prevenção. Afinal, trata-se de um problema de saúde pública cada vez mais premente, com uma escala mundial. Aliás, em 1980, o número de pessoas com diabetes rondava, segundo a OMS, 108 milhões, contudo, quatro décadas depois, supera os 530 milhões.

Em 2023, a campanha do Dia Mundial da Diabetes foca-se, sobretudo, na divulgação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento de diabetes de tipo 2. Desse modo, assume-se o desiderato de ampliar a capacidade de resposta das populações, adotando medidas de prevenção da diabetes adequadas.

 

Dia Mundial da Diabetes: respostas urgentes para um problema atual e futuro

Entre as medidas propostas no âmbito do Dia Mundial da Diabetes 2023, destacam-se, então:

  1. Garantia do acesso a cuidados de saúde fundamentais para pessoas com diabetes.
  2. Desenvolvimento de políticas que permitam prevenir eficazmente a diabetes de tipo 2.
  3. Implementação de mecanismos de envolvimento das populações no combate a este problema de saúde pública.

 

Este flagelo diz respeito a todos e continuará, decerto, a marcar o nosso futuro, como demonstram os dados estatísticos.

 

Como prevenir a diabetes de tipo 2?

No website oficial do Dia Mundial da Diabetes 2023, sublinha-se a importância fulcral de alertar a população para os fatores de risco que potenciam o desenvolvimento desta doença, como, por exemplo:

  • Antecedentes familiares (influência genética);
  • Excesso de peso;
  • Hipertensão arterial e colesterol elevado;
  • Idade superior a 45 anos;
  • Falta de atividade física (sedentarismo);
  • Tabagismo;
  • Rotinas de sono desadequadas.

 

Uma estratégia de prevenção da diabetes eficaz deverá, certamente, considerar uma análise multifatorial. Neste Dia Mundial da Diabetes, anote alguns cuidados essenciais a implementar no quotidiano:

  • Coma devagar — pode não parecer, mas trata-se de um hábito relevante, pois permite uma melhor absorção dos nutrientes e promove a saciedade.
  • Diversifique a sua dieta — procure integrar vegetais em todas as refeições e mantenha uma alimentação rica em fibra, reduzindo, assim, a absorção de açúcares. Evite alimentos fritos e demasiado gordurosos, bem como produtos açucarados (refrigerantes, por exemplo).
  • Mantenha o corpo hidratado — ingira, no mínimo, cerca de 2 litros de água por dia. Além disso, evite o consumo de álcool.
  • Combata o sedentarismo — opte por atividades que aumentam o ritmo cardíaco (como caminhadas vigorosas, natação ou corrida), para controlar os níveis de glicose no sangue.
  • Deixe de fumar — o tabaco incrementa a resistência à insulina, dificultando o controlo dos níveis de glicemia.

 

Como podem as empresas marcar a diferença neste Dia Mundial da Diabetes?

De acordo com os dados divulgados pelo Observatório Nacional da Diabetes, a prevalência estimada na população portuguesa (20-79 anos) é 14,1%, ou seja, esta doença afeta cerca de 1,1 milhões de portugueses. Portugal encontra-se, aliás, entre os três países da Europa com maior incidência da doença, tal como Alemanha e Espanha.

Perante este cenário preocupante, as empresas têm, decerto, um papel relevante a cumprir, nomeadamente na consciencialização dos seus trabalhadores para os sinais e as causas de diabetes. O Dia Mundial da Diabetes oferece, naturalmente, um pretexto para essa sensibilização.

Portanto, se procura um apoio especializado para a proteção da saúde dos seus trabalhadores, evitando as consequências da diabetes, conte com a nossa equipa de Medicina do Trabalho.

Partilhar
Podemos ajudar?
Se pretender deixe-nos os seus dados para entrarmos em contacto.