Como combater a obesidade em Portugal?
Para prevenir a obesidade em Portugal deve-se, decerto, controlar o peso, mediante aconselhamento médico. As estratégias de perda de peso adotadas devem ser equilibradas e constantes, focando-se na redução de fatores de risco como, por exemplo, o sedentarismo e a alimentação pouco saudável.
Portanto, as empresas têm um papel crucial neste âmbito. Devem, assim, fomentar o exercício físico e a alimentação saudável, investir na Medicina do Trabalho e em formações que sensibilizem os trabalhadores para os perigos da obesidade e para a adoção de estilos de vida adequados.
Alguns hábitos saudáveis a adotar incluem, por exemplo:
- Ingerir menos calorias do que as gastas na atividade diária;
- Evitar gorduras, açúcares, álcool e alimentos processados;
- Consumir mais fruta, vegetais e água;
- Realizar refeições regulares, repartidas ao longo do dia, e mastigar lentamente;
- Praticar atividade física regularmente.
A perda do peso excessivo permite conquistar, inegavelmente, uma significativa melhoria da qualidade de vida. Igualmente, os níveis de energia, autoestima e mobilidade crescem, enquanto as dores e o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas caem.
Quanto aos tratamentos para a obesidade, destacam-se, assim, a medicação, os procedimentos endoscópicos (balão intragástrico) ou a cirurgia (banda gástrica), mediante aconselhamento médico.
Se procura zelar pela saúde dos seus trabalhadores e combater a obesidade em Portugal, conte então com o apoio da equipa de especialistas da Centralmed. Consulte os nossos serviços de Medicina do Trabalho.