O Plano de Formação, visa contribuir para o desenvolvimento do potencial humano, face às necessidades do mercado, através da capacitação dos profissionais para a prestação de serviços de elevada qualidade. São objetivos do plano de formação, identificar as necessidades formativas, organizar e tornar possível a recolha de informação relativa às necessidades de qualquer organização que vise proporcionar conhecimentos, promover competências aos seus profissionais.
A Centralmed, disponibiliza aos seus clientes todo o apoio na elaboração do seu Plano de Formação, desde o Diagnóstico de Necessidades de Formação, à avaliação das ações, passando pelo planeamento, enquadramento legal e sua execução.
O Diagnóstico de Necessidades, surge como a primeira etapa do processo formativo. Nesta etapa são analisados os objetivos estratégicos da empresa, as expectativas da hierarquia e as solicitações dos colaboradores.
É com base nas informações recolhidas, na etapa anterior, que são definidas as propostas formativas, definindo os objetivos que se pretendem alcançar com a frequência do curso de formação, e a seleção das metodologias e recursos didáticos que estimulem a aprendizagem. Desenhado o percurso formativo, segue-se a etapa de planeamento e execução da ação de formação.
O processo finaliza com avaliação da ação de formação e com a definição de ações de melhoria, que servirão de inputs ao novo diagnóstico de necessidades de formação.
Na avaliação da ação de formação são aferidos os graus de satisfação dos diferentes intervenientes do processo formativo, desde os formandos, formadores, coordenação pedagógica e responsáveis pela empresa Cliente.
Decorridos 3 a 6 meses são realizadas as avaliações do impacto da formação, com o intuito de avaliar as mais valias na frequência da formação. Com a aquisição deste serviço, o cliente terá a garantia de realizar todo o processo da atividade formativa, de acordo com as necessidades identificadas, contribuindo para a melhoria da performance do desempenho dos seus colaboradores.