Como otimizar a liderança através do feedback dos trabalhadores?
Os melhores líderes são, decerto, excelentes alunos. Ou seja, anseiam pela aprendizagem constante, pelo autoaperfeiçoamento e estão recetivos às opiniões dos outros. Aliás, as competências de liderança e a recetividade ao feedback de qualidade andam sempre de mãos dadas.
Assim, conseguir obter e aceitar feedback torna-se um desafio fundamental para qualquer pessoa que ocupe um cargo de chefia. Portanto, não podemos ignorar as vantagens de dar feedback, mas também os inúmeros benefícios de o ouvir: ambos os casos encaminham a organização, as equipas e os indivíduos para um mesmo sentido. A evolução depende, aliás, desse esforço comunicacional.
Por exemplo, muitos líderes de sucesso recebem apenas feedback vago e raro, frequentemente elogios, que os incentivam a manterem as suas rotinas. Contudo, a carência de feedback negativo pode estagnar o seu crescimento e mitigar a sua proatividade. Afinal, para melhorarem a performance, todas as pessoas precisam de: objetivos claros e atingíveis, motivação e saber como receber feedback que lhes demonstre o que devem aperfeiçoar.
Note-se a importância da distinção entre a ideia de “elogio” e a de “feedback positivo”. Este último revela-se bastante útil e construtivo no quadro profissional, pois assenta em dados concretos, descritivos e específicos, indicando aquilo que já se domina. Por outro lado, os elogios são pouco informativos e apenas nos provam a satisfação dos outros com o nosso trabalho.