Como receber feedback construtivo e útil, enquanto líder?

Quando idealizamos o conceito de “transmissão de feedback”, provavelmente recorremos à imagem de um líder a apresentar a um membro da sua equipa os aspetos positivos e negativos da sua performance. Este exercício denuncia imediatamente um problema usual nas empresas: a unilateralidade do processo de comunicação. Na verdade, um diálogo frutífero, focado no êxito, deve desenrolar-se em ambos os sentidos. Mas, afinal, como receber feedback, sendo líder?

 

Como otimizar a liderança através do feedback dos trabalhadores?

Os melhores líderes são, decerto, excelentes alunos. Ou seja, anseiam pela aprendizagem constante, pelo autoaperfeiçoamento e estão recetivos às opiniões dos outros. Aliás, as competências de liderança e a recetividade ao feedback de qualidade andam sempre de mãos dadas.

Assim, conseguir obter e aceitar feedback torna-se um desafio fundamental para qualquer pessoa que ocupe um cargo de chefia. Portanto, não podemos ignorar as vantagens de dar feedback, mas também os inúmeros benefícios de o ouvir: ambos os casos encaminham a organização, as equipas e os indivíduos para um mesmo sentido. A evolução depende, aliás, desse esforço comunicacional.

Por exemplo, muitos líderes de sucesso recebem apenas feedback vago e raro, frequentemente elogios, que os incentivam a manterem as suas rotinas. Contudo, a carência de feedback negativo pode estagnar o seu crescimento e mitigar a sua proatividade. Afinal, para melhorarem a performance, todas as pessoas precisam de: objetivos claros e atingíveis, motivação e saber como receber feedback que lhes demonstre o que devem aperfeiçoar.

Note-se a importância da distinção entre a ideia de “elogio” e a de “feedback positivo”. Este último revela-se bastante útil e construtivo no quadro profissional, pois assenta em dados concretos, descritivos e específicos, indicando aquilo que já se domina. Por outro lado, os elogios são pouco informativos e apenas nos provam a satisfação dos outros com o nosso trabalho.

 

Como receber feedback construtivo da sua equipa, sendo o líder?

A abertura da liderança ao feedback permite, então, reduzir a perda de talento nas organizações e aumentar a motivação. Isto porque se concede aos trabalhadores a sensação de que o seu bem-estar e a sua visão têm relevância. Assim, torna-se importante para um líder perceber como receber feedback adequadamente.
Com o intuito de estreitar a indispensável relação entre a liderança e o feedback, devem ser implementadas estratégias como, por exemplo:

  • Cultivar e manter um ambiente psicologicamente seguro — se a partilha de feedback for demasiado arriscada e acarretar consequências negativas, a honestidade dos trabalhadores esmorecerá. Quando um líder mostra curiosidade, humildade e interesse nas opiniões da sua equipa, reconhecendo as suas falhas e os seus erros, obtém feedback mais útil;
  • Questionar acerca de eventos concretos, preocupações ou recomendações específicas — sem perguntas orientadas, os colegas podem sentir mais dificuldade em oferecer respostas ajustadas;
  • Pedir claramente por feedback, tanto positivo como negativo;
  • Ouvir atentamente as opiniões de todos, evitando distrações nesse momento de partilha;
  • Evitar debater ou defender a sua posição — se lutar contra as opiniões partilhadas, os outros poderão deixar de as oferecer;
  • Reconhecer as suas emoções perante o feedback recebido, sem culpar o trabalhador inquirido;
  • Refletir e avaliar os dados recolhidos, tentando aprender e melhorar com os que forem úteis;
  • Delinear um plano de melhoria das competências mais débeis — a sua implementação beneficiará o desenvolvimento pessoal do líder, mas também provará aos colegas que as suas opiniões contam;
  • Ser genuíno no pedido de feedback e criar as condições para um ambiente de partilha de ideias e opiniões;
  • Partilhar as alterações com os colegas e solicitar novo feedback de forma regular (a cada dois meses, por exemplo).

 

 

Que métodos de recolha de feedback pode um líder adotar?

As lideranças capazes de reunir opiniões e de agir em conformidade trilham, de modo mais consistente, o caminho rumo ao sucesso, tanto individual, como da organização. Afinal, é na partilha de feedback que tomamos contacto com novas perspetivas. Contudo, saber como receber feedback sincero, sem causar desconforto e pressão nos trabalhadores, independentemente das hierarquias e dos desequilíbrios de poder, é um desafio árduo.
Algumas alternativas que facilitam a comunicação consistem, por exemplo, em:

  • Inquéritos — o anonimato remove o stress das reuniões, adequando-se a trabalhadores mais ansiosos;
  • Reuniões individuais e em grupo — permitir a participação ativa na tomada de decisões aumenta a satisfação dos trabalhadores. Os líderes podem, ainda, aperceber-se de problemas (como o excesso de responsabilidades de um membro da equipa ou a carência de formação, por exemplo), que atrasam processos;
  • Team Building — favorecer a relação entre a equipa e promover a comunicação bidirecional entre líderes e liderados;
  • Visitas regulares a cada trabalhador, no seu espaço laboral — revela-se vital para os líderes contactarem diretamente com o quotidiano da sua equipa, para assim fornecerem conselhos em tempo real e perceberem as dificuldades individuais.

 

Considerando a crítica importância do feedback na liderança, poderá revelar-se interessante ponderar o fornecimento de formações, neste âmbito, aos líderes das equipas da sua empresa. Dessa forma, com o acompanhamento de especialistas, os líderes poderão adquirir as ferramentas necessárias para perceber como receber feedback, como pedir feedback construtivo, além de como o oferecer, adequadamente, às suas equipas.

Se pretende promover o crescimento dos seus trabalhadores e o desenvolvimento das suas competências, consulte o conjunto vasto de formações certificadas que a Centralmed disponibiliza. Conte com o apoio da nossa equipa de especialistas neste processo.

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