Grupo Quina / Centralmed: segurança alimentar, higiene e muito sabor

Com a abertura do primeiro restaurante do Grupo Quina, em junho de 2009, iniciou-se uma parceria muito frutífera. A Centralmed acompanha este projeto de excelência, com a assinatura do Chef Vítor Sobral, até hoje. Atuando no setor da restauração, os temas relacionados com a segurança alimentar e a higiene ocuparam, então, um lugar central nesta colaboração.

O que é o Grupo Quina e qual era o seu desafio?

Atualmente, o Grupo Quina é responsável por uma multiplicidade de espaços de restauração, a saber: Padaria da Esquina (Lisboa), Tasca da Esquina (Lisboa), Oficina da Esquina (Açores, Angra do Heroísmo), Taberna da Esquina (Lisboa), Otro restaurante (Lisboa, Avenida) e Lota da Esquina (Cascais).

Contudo, a relação com a Centralmed iniciou-se com a abertura do primeiro projeto do Grupo: a Tasca da Esquina. “No começo, o desafio principal foi o acompanhamento inicial da abertura da primeira unidade, nomeadamente o acompanhamento da obra, do projeto, da aquisição de equipamentos, da elaboração dos circuitos, entre outros”, conta José Figueiredo, Head of Procurement da empresa.

Ficha do cliente

Com a abertura de mais estabelecimentos, a Centralmed revelou-se, assim, “um apoio fundamental e um parceiro indispensável”. Esse apoio estendeu-se, por exemplo, na organização dos pré requisitos necessários à implementação do sistema de HACCP, criação de toda a documentação de apoio ao plano HACCP e sua constante atualização às formações de boas práticas de Higiene e Segurança Alimentar, passando pelo acompanhamento da pré-abertura de todas as unidades.

Qual foi a solução encontrada pelo Grupo Quina?

A vontade de colaborar com a Centralmed surgiu, segundo o Head of Procurement do Grupo Quina, “do nome, do reconhecimento e do destaque no mercado desta empresa de segurança alimentar”. Ao longo do tempo, esta parceria revelou-se fundamental no acompanhamento constante das diversas unidades, nomeadamente através das auditorias às instalações ou da formação dos trabalhadores, que, neste caso, são conduzidas pelo departamento de Segurança Alimentar (e não pelo de Formação, como habitualmente). 

Com efeito, a empresa destaca, então, algumas das soluções adotadas desde 2009 em todo o Grupo Quina:

  • Fornecimento e atualização regular de toda a documentação necessária e dos dísticos de afixação obrigatória;
  • Implementação de boas práticas e de formações orientadas para as normas de higiene e segurança alimentar, cumprindo assim com a legislação em vigor;
  • Acompanhamento não só na aquisição de equipamentos, como também na elaboração dos circuitos de trabalho;
  • Consciencialização dos recursos humanos para os perigos inerentes à preparação, à confeção e à conservação dos alimentos;
  • Elaboração das fichas técnicas e dos rótulos completos (nos pré-embalados) para todos os produtos em linha, considerando as indicações obrigatórias por lei (alérgenos ou declarações nutricionais, por exemplo).

“Para o Grupo Quina, do Chef Vitor Sobral, bastião da gastronomia portuguesa, a excelência é o objetivo. Tal obriga, portanto, a encontrar parceiros que excedam as nossas expectativas. Assim sendo, a Centralmed surge como a escolha natural para a consultoria no âmbito da higiene e da segurança alimentar.”

Quais foram os resultados alcançados?

A ligação entre o Grupo Quina e a Centralmed cimentou-se, sobretudo, em torno da confiança e da proximidade. Com efeito, a empresa do setor da restauração sublinha a este respeito a disponibilidade e o acompanhamento personalizado que se mantém desde 2009. 

Com as diversas formações desenvolvidas ao longo dos anos, a título ilustrativo, “é inequívoco e evidente que passou a existir uma maior consciência para a segurança alimentar no Grupo Quina”. A constante melhoria das práticas adotadas nas diversas unidades tem, certamente, contribuído para a rentabilização dos recursos disponíveis. 

José Figueiredo acrescenta ainda que esta “melhoria na organização e na utilização da matéria-prima” se espelhou na “redução de algumas despesas, entre outros benefícios fundamentais”. Por conseguinte, confessa que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo setor (falta de mão de obra, rotatividade dos trabalhadores, etc.), tem sido possível manter uma trajetória de “excelente evolução ao longo dos anos”. 

Alguns dados sobre a parceria Grupo Quina / Centralmed:
auditorias anuais aos restaurantes e na oficina (produção da padaria e pastelaria)
0
formações dadas aos trabalhadores por ano nos estabelecimentos
0

Quando questionado sobre a relação com a Centralmed e todos os seus profissionais, o Head of Procurement do Grupo Quina frisou o papel decisivo desempenhado por este “parceiro indispensável”. Nas suas palavras, “o rigor, a excelência, a disponibilidade, o profissionalismo, a transparência e a proximidade são as características que nos deram a confiança para (a Centralmed) integrar o nosso círculo de parcerias desde 2009”.

Se está à procura de uma empresa de segurança alimentar, consulte o conjunto de serviços que a Centralmed tem à sua disposição. Conte, então, com a excelência e a proximidade da nossa equipa!

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