Generg / Centralmed: onda de renovação nas políticas de SST

Decorria o ano de 2021 quando o Grupo Generg confiou à Centralmed a missão de gerir as áreas de segurança e saúde no trabalho (SST). Atualmente, este Grupo, que leva a cerca de um milhão de habitantes a energia de fontes renováveis, faz um balanço bastante promissor desta parceria. Um dos pontos positivos é certamente a importância da criação de um ambiente de trabalho mais seguro para todos os seus trabalhadores.

O que é a Generg e qual era o seu desafio?

“O desenvolvimento e o progresso são compatíveis com a conservação ambiental”: é este o mote que serve de pilar central à missão da Generg. A empresa foi fundada em 1988, tendo então como propósito a produção sustentável de eletricidade a partir de fontes renováveis.

Aproveitando a energia da água, do vento e do sol, a Generg pretende, assim, valorizar os recursos endógenos nacionais. Através da energia limpa que produzem, procura contribuir para o bem-estar doméstico e para o desenvolvimento do tecido industrial português. Afirmam, dessa maneira, conseguir evitar a emissão anual de quase 500 mil toneladas de CO₂ para a atmosfera.

Ficha do cliente

Antes de firmar a parceria com a Centralmed, a empresa sentia sérias dificuldades em manter padrões de qualidade satisfatórios (e estáveis) na área da SST. Pretendia, portanto, obter apoio para a edificação de uma cultura de segurança sólida e duradoura.

Qual a solução encontrada pela Generg?

José Henriques, responsável pela SST da Generg, conta que uma das maiores dificuldades era certamente a falta de respostas no domínio da medicina do trabalho. Nesse âmbito, destaca sobretudo “as consultas em atraso e as fichas de aptidão que nunca estavam atualizadas”.

Da mesma forma, José Henriques menciona o impacto da indisponibilidade e da inconstância da anterior equipa de segurança. Refletia-se, por exemplo, nas frequentes “falhas na uniformização de critérios em auditorias”. Era evidente, assim, a “necessidade urgente de adquirir uma equipa coesa e fixa que desse respostas às exigências legais, sociais e humanas de um ambiente de trabalho seguro”.

De acordo com o responsável de SST da Generg, a Centralmed foi, de imediato, ao encontro das exigências suscitadas por este desafio. Com “a afetação de técnicos experientes e motivados”, afirma José Henriques, esta parceria revelou-se “uma ajuda essencial no acompanhamento das atividades da empresa, na atualização da legislação em vigor, na criação de procedimentos de trabalho, na escolha de equipamentos de proteção individual ou no conhecimento dos produtos químicos que utilizamos”.

“A Centralmed fez diferença desde o início, mantendo a área de SST atualizada quanto à legislação, procedendo a avaliações específicas dos riscos, físicos e psicossociais, a que os trabalhadores estão expostos, ajudando a prevenir o impacto desses mesmos riscos na saúde do trabalhador, assegurando as consultas necessárias na deteção de doenças profissionais ou ajudando a perceber as melhorias internas que podemos fazer.”

Quais foram os resultados alcançados?

Esta colaboração com a Generg, iniciada em 2021, já deu, certamente, bastantes frutos. O Grupo dedicado às energias renováveis enfatiza o trabalho de cooperação entre as duas entidades. Recorda, aliás, que a Centralmed respondeu à falta de experiência neste setor específico com “disponibilidade, abertura para a aprendizagem e uma constante busca de melhorar e atualizar conhecimento”.

José Henriques salienta o acompanhamento e a supervisão, em matéria de SST, relativamente às atividades mais arriscadas. Nomeadamente as que são efetuadas em alturas elevadas e as que envolvem riscos elétricos. Similarmente, sublinha a importância das “avaliações específicas a riscos psicossociais e das avaliações de ruído, entre outros agentes físicos”.

Alguns dados sobre a parceria Generg / Centralmed relativos ao ano 2021/2022:
0 %
do tempo dos técnicos alocados é investido no desenvolvimento de ações de resposta às necessidades de melhoria identificadas
0
auditorias realizadas a todas as instalações da Generg
0
fichas de aptidão caducadas na Medicina do Trabalho

Quando questionado sobre a relação com a Centralmed e todos os seus profissionais, o responsável de SST da Generg foi muito positivo. Em particular, frisou então a capacidade da equipa “de estabelecer com o cliente uma parceria assente na dedicação, na adaptação e na competência”.

Se está à procura de uma empresa de SST, consulte o conjunto de serviços que a Centralmed tem à disposição. Confie na experiência e na dedicação da nossa equipa!

Partilhar
Podemos ajudar?
Se pretender deixe-nos os seus dados para entrarmos em contacto.