Capa - Como escolher EPI

Sabe como escolher os EPI mais adequados para cada contexto?

Os equipamentos de proteção individual (EPI) apresentam um papel determinante no domínio da saúde e da segurança no trabalho (SST). Acima de tudo, a sua seleção deve alicerçar-se numa avaliação rigorosa dos riscos profissionais. Sabe, pois, como escolher os EPI mais indicados para cada tarefa e trabalhador? Percebe como diagnosticar as necessidades de proteção individual, na sua empresa? Explicamos-lhe tudo, passo a passo, neste artigo.

 

Prevenção de acidentes de trabalho: um breve enquadramento 

De acordo com os dados do relatório da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), intitulado Atividade de Inspeção do Trabalho, publicado em 2022, no ano de 2020 registaram-se 195.761 acidentes de trabalho em Portugal. Destes, 131 tiveram como consequência a morte do trabalhador (mais 26% do que no ano anterior).

Entre os setores de atividade económica que apresentam, então, uma maior sinistralidade global, destacam-se: as indústrias transformadoras, a construção, o comércio por grosso e a retalho, a reparação de automóveis e motociclos, as atividades de saúde humana e de apoio social.

Neste quadro, revela-se, portanto, impreterível que as empresas assumam um compromisso inadiável com a edificação de uma cultura de segurança coesa. Este objetivo deve, então, alicerçar-se nos princípios gerais de prevenção, estipulados no Artigo 15.º da Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro. Segundo esta legislação, os riscos em contexto laboral devem eliminar-se ou evitar-se através de:

  • Meios técnicos de proteção coletiva 
  • Medidas, métodos e processos de prevenção imanentes à organização do trabalho 
  • Utilização de EPI 
  • Formação, informação e consulta aos trabalhadores

 

Com efeito, os dispositivos de porte individual representam apenas a terceira linha de defesa do trabalhador. Contudo, revela-se vital descobrir como escolher os EPI mais pertinentes para cada necessidade.

 

Foto Prevenção de acidentes de trabalho

 

Como escolher os EPI: do diagnóstico das necessidades à monitorização da utilização 

Os equipamentos de proteção individual são fundamentais enquanto barreira primária de contenção dos riscos profissionais, que não se podem evitar de outro modo. Neste artigo, pode consultar a legislação vigente nesta matéria, bem como os diversos tipos de EPI.

Todavia, para cumprir com os deveres dos empregadores, relativamente a esta prática de SST, importa perceber como escolher os EPI mais indicados. Antes de mais, esta medida de controlo de risco deve sustentar-se devidamente numa identificação, análise e avaliação de riscos profissionais completa e detalhada. A partir daí, há três questões que norteiam todo o processo subsequente, a saber:

  • O que constitui um risco e em que situações se expressa?
  • Que trabalhadores ficam vulneráveis a esta ameaça?
  • Quando estão expostos e durante quanto tempo?

 

Ora, para compreender como escolher os EPI apropriados, é fundamental perspetivar este processo de diagnóstico como dinâmico. Esta avaliação detalhada deve, pois, realizar-se periodicamente, tendo em consideração as alterações no local de trabalho, nas tarefas, o estado de saúde do trabalhador e, claro está, as inovações na área da SST.

 

Seleção adequada dos EPI: princípios-chave e passos a considerar 

De acordo com o Guia geral para a seleção de equipamentos de proteção individual, um projeto conjunto da ACT, da Associação Portuguesa de Segurança (APSEI) e do Instituto Português da Qualidade (IPQ), há uma série de normas a respeitar para se definir como escolher os EPI consentâneos com o grau de exposição, a tarefa e o trabalhador.

Fique, portanto, a conhecer alguns destes preceitos basilares:

 

 

Se a sua empresa precisa de ajuda para perceber como escolher os EPI mais indicados, é aconselhável recorrer a uma prestadora de serviços, na área da SST. Desse modo, terá um acompanhamento especializado, aquando da seleção destes dispositivos (considerando, ainda, a evolução tecnológica e a emergência dos EPI inteligentes, por exemplo), mas também no correto (e regular) diagnóstico das necessidades e na monitorização das medidas de segurança implementadas.

A Centralmed pode, portanto, tornar-se um aliado crucial, neste domínio. Com uma equipa de profissionais experientes e rigorosos, conseguimos apoiar a sua empresa, neste processo desafiante, com soluções moldadas às suas especificidades. Consulte, então, os serviços de segurança no trabalho que temos ao seu dispor!

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