Socorsul / Centralmed: A Segurança no Trabalho em primeiro plano

A relação de parceria entre a A Socorsul e a Centralmed teve início no ano de 2012, com um reforço muito grande a partir de 2019. Desde aí, tem-se revelado frutífera na implementação de uma cultura sólida de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Os resultados deste acompanhamento, pautado pela proximidade e pela confiança, são, atualmente, bastante visíveis.

O que é A Socorsul e qual era o seu desafio?

A Socorsul foi criada em 1986. Desenvolve, desde então, uma atividade comercial e industrial na área da recuperação e da valorização de resíduos, tendo como missão basilar a eficaz proteção do meio ambiente através da reciclagem. O seu percurso até aos dias de hoje foi marcado por um constante crescimento no mercado em que se encontra inserido.

Anselmo Gaspar, gerente da A Socorsul, refere que, “além da preocupação ambiental inerente à atividade, foi definido como objetivo da empresa apostar na área da Segurança no Trabalho, uma vez que os trabalhadores são o bem mais precioso das empresas”.

Ficha do cliente

Em virtude das exigências inerentes ao novo processo de licenciamento industrial, a A Socorsul sentiu a necessidade, em 2019, de passar a contar com um apoio mais efetivo na componente relativa aos serviços de Segurança no Trabalho. Por conseguinte, foi estabelecida uma parceria com a Centralmed, com o intuito de resolver algumas lacunas nesta área crucial.

Socorsul Centralmed

Qual a solução encontrada pela A Socorsul?

A relação edificada entre a Centralmed e a A Socorsul começou por se focar nas exigências subjacentes à legislação aplicável à empresa, mas não se ficou por aí. O trabalho desenvolvido centrou-se, sobretudo, na criação de uma cultura de SST no interior da organização, que permitisse criar uma atmosfera mais segura e motivadora para os trabalhadores.

Deste modo, foram várias as soluções implementadas, como:

  • Apoio na resposta adequada às exigências das várias entidades externas, tendo em consideração o contexto legal em que a empresa está integrada;
  • Verificação e atualização (quando necessário) dos Equipamentos de Proteção Individual;
  • Avaliação dos riscos profissionais associados a cada posto e área de trabalho;
  • Acompanhamento próximo, por parte dos técnicos da Centralmed, com o intuito de assegurar a melhoria estrutural das condições de trabalho;
  • Apoio na elaboração de procedimentos de Segurança no Trabalho;
  • Implementação de diferentes estratégias de medição dos fatores de risco existentes nas instalações, com particular foco no ruído ocupacional, nas condições de iluminação e na qualidade do ar (dióxido e monóxido de carbono), por exemplo;
  • Aumento significativo do número de ações de sensibilização, informação e formação relacionadas com os riscos profissionais a que os trabalhadores se encontram expostos.

A parceria entre a Centralmed e a A Socorsul baseia-se numa relação construtiva, que nos leva a querer trabalhar melhor. Ganhámos em matéria de segurança, nos vários sentidos da palavra.

Quais foram os resultados alcançados?

A Socorsul faz um balanço bastante positivo dos resultados obtidos entre 2019 e 2021. A este propósito, salientam a importância das visitas mensais in loco, realizadas pelos especialistas da Centralmed, com o objetivo de acompanhar de perto a implementação das medidas previstas no plano de ação de SST.

Desta maneira, a parceria Centralmed/ A Socorsul permitiu resolver, logo em 2020, 25% das situações de risco identificadas aquando das primeiras avaliações. Até ao final de 2021, foram solucionadas 39% dessas ameaças.

Esta melhoria progressiva, e bastante significativa, nas políticas de SST da empresa espelha-se no número de acidentes/ incidentes no trabalho dos últimos dois anos. Depois de ter registado um acidente em contexto laboral no ano de 2019, conseguiu alcançar as zero ocorrências logo em 2020, mantendo este valor em 2021.

Atendendo aos animadores resultados já conquistados por esta parceria, a A Socorsul destaca o empenho da Centralmed, bem como a sua resiliência, na procura de soluções metódicas e personalizadas. Nesse sentido, recorre a 10 adjetivos para caracterizar esta colaboração:

Entre 2019 e 2021, a A Socorsul registou...
0 %
De 2019 para 2020: resolução de 25% das situações de risco identificadas
0 %
De 2020 para 2021: resolução de 39% das situações de risco identificadas
0
Objetivo de 0 acidentes de trabalho alcançado em 2020 e 2021
Construtivos, Empenhados, Necessários, Técnicos, Resilientes, Atentos, Leais, Metódicos, Experientes, Descomplicados

Quando questionado sobre o papel que a Centralmed desempenha no reconhecido sucesso do restaurante Cozy, Tiago Vaz Santos realçou a sua plena satisfação com os frutos desta sinergia: “Esperamos que esta colaboração perdure por muitos e bons anos!”, concluiu.

Se está à procura de uma empresa de Segurança Alimentar, consulte, então, o vasto conjunto de serviços que a Centralmed tem à sua disposição. Confie na experiência, na dedicação e na proximidade da nossa equipa especializada!

Partilhar
Podemos ajudar?
Se pretender deixe-nos os seus dados para entrarmos em contacto.