O que é a segurança industrial?
A segurança industrial consiste nos procedimentos que visam garantir a saúde e o bem-estar no trabalho na indústria, evitando acidentes e doenças profissionais. Foca-se, sobretudo, na identificação e na minimização dos riscos industriais, através da implementação de medidas de prevenção e da formação dos trabalhadores. Envolve um processo contínuo de adaptação à evolução fabril, incluindo, portanto, soluções inovadoras e uma avaliação dos riscos profissionais periódica.
O trabalho na indústria encontra-se, sem dúvida, particularmente vulnerável a riscos profissionais, devido à operação de máquinas (cortantes ou pesadas) e produtos perigosos (tóxicos, explosivos ou inflamáveis). Ademais, múltiplas lesões e doenças podem decorrer dos movimentos repetitivos, do excesso de tempo em pé ou sentado, do transporte de cargas ou das condições de iluminação, temperatura e qualidade do ar.
Alguns fatores que influenciam a segurança industrial incluem, por exemplo:
- Condições dos espaços de trabalho (organização, limpeza e sinalização de riscos);
- Manutenção da maquinaria e inspeção periódica;
- Distribuição de equipamento de proteção individual (EPI);
- Formação dos trabalhadores industriais, nomeadamente para a utilização de cada equipamento (dando a conhecer cada sensor e válvula de segurança e controlo);
- Aplicação de procedimentos de segurança no quotidiano (evitar distrações e exposição imprudente a riscos, realizar pausas frequentes, entre outros);
- Cumprimento da legislação.
Lembre-se: além de afetarem a saúde do trabalhador industrial, acidentes, lesões ou doenças laborais também prejudicam a empresa, com custos acrescidos e perda de talento. O investimento na segurança industrial apresenta, assim, benefícios para todos.