O que são Agentes Cancerígenos, Mutagénicos ou Tóxicos para a Reprodução?
Os agentes cancerígenos, mutagénicos ou reprotóxicos (CMR) consistem em produtos químicos perigosos presentes nas atividades laborais. Portanto, constituem elementos ou compostos químicos, isolados ou em mistura, que representam perigos físicos e/ou para a saúde e a segurança dos trabalhadores. Promovem, então, o desenvolvimento de cancro, a mutação de células germinativas ou prejudicam a função reprodutiva humana.
Embora existam ideias preconcebidas relativamente ao facto de os agentes químicos perigosos serem apenas relevantes em indústrias como a química e a farmacêutica, por exemplo, na verdade, estendem-se a todos os setores económicos. Afinal, produtos de limpeza, pesticidas, colas e tintas são muito frequentes, mesmo na agricultura, no comércio e nos serviços. Portanto, estes agentes CMR afetam um número muito elevado de trabalhadores, devendo ser relembrados neste Dia Mundial do Cancro 2023.
O Guia Técnico n.º 2 lembra que, “das 110 mil substâncias químicas sintéticas produzidas em quantidades industriais, apenas estão disponíveis dados adequados de avaliação de riscos para cerca de 6 mil e só se encontram definidos valores limite de exposição profissional para 500-600 produtos químicos perigosos”. Urge, assim, manter uma vigilância constante, especialmente considerando que “o grupo mais numeroso de fatores de risco profissional da lista nacional de doenças profissionais é de natureza química”.