A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) desenvolve, desde 2000, as maiores campanhas de sensibilização no âmbito da SST do mundo, promovendo “locais de trabalho seguros e saudáveis”. De 2023 até 2025, a campanha focar-se-á, então, nas vantagens e nos desafios profissionais relativos à segurança e saúde na era digital.
O seu principal objetivo consiste, pois, na transmissão de uma mensagem fundamental aos empregadores e trabalhadores europeus: “Segurança e saúde na era digital e no trabalho dizem respeito a todos. São benéficas para si e para as empresas.”
No passado, estas ações de sensibilização correspondiam apenas às “Semanas Europeias da Segurança e Saúde no Trabalho”. Todavia, atualmente, a abordagem da EU-OSHA revela-se mais abrangente. Fornece, aliás, guias práticos e ferramentas para a concretização de campanhas de SST e promove os Prémios Europeus de Boas Práticas e o Prémio Cinematográfico “Locais de trabalho seguros e saudáveis”.
“Locais de trabalho seguros e saudáveis”: campanhas anteriores
Desde o ano 2000, os temas focados pelas campanhas de segurança e saúde no trabalho da EU-OSHA têm, inegavelmente, sido diversificados: da avaliação e da prevenção de riscos profissionais até à manutenção segura, passando, a título ilustrativo, pela gestão do stress.
Por exemplo, no período compreendido entre 2020 e 2022, esta entidade centrou-se na prevenção das lesões musculoesqueléticas (LME), associadas ao trabalho. Assim, intitulou a sua campanha de “Aliviar a carga”. Trata-se, pois, de um dos principais problemas de saúde provocados ou agravados pelas condições profissionais, na Europa.
Através desta campanha, pretendeu, então, consciencializar a população europeia para os perigos das LME e para as medidas de prevenção a implementar. Por fim, o encerramento da campanha foi marcado pela Cimeira “Locais de trabalho seguros e saudáveis” 2022.
Características da campanha “Trabalhar com segurança e saúde na era digital” 2023-2025
Recentemente, determinou-se o tema-chave para a próxima campanha da EU-OSHA, que se inicia em 2023: “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”. Este tema revela-se, decerto, vital — especialmente após a pandemia de COVID-19l, que tornou inevitável a digitalização do trabalho e demonstrou as vantagens e as desvantagens do teletrabalho.
Esta campanha pretenderá, portanto, sensibilizar os empregadores e os trabalhadores para o impacto das novas tecnologias digitais nas condições laborais. Nasce, então, com o intento de garantir o cumprimento dos objetivos definidos pelo Quadro Estratégico da UE para a Segurança e Saúde no Trabalho 2021-2027 e pela Estratégia Digital Europeia. Assim, verifica-se que a EU-OSHA pretende integrar questões de SST num debate político mais abrangente e pertinente na atualidade, sem esquecer as necessidades de grupos específicos de trabalhadores em maior risco.
A base científica utilizada na preparação desta campanha foram os resultados obtidos na Visão geral da SST sobre a digitalização 2020-2023, em Estudos prospetivos e na Visão geral da SST em matéria de apoio à conformidade.
O que refere o Quadro Estratégico da UE para a Segurança e Saúde no Trabalho 2021-2027?
Envolvendo as instituições da União Europeia (UE), os Estados-Membros e os parceiros sociais, este quadro determina várias prioridades estratégicas, a saber:
- Antecipar e gerir as transformações esperadas no contexto da transição ecológica, digital e demográfica;
- Otimizar a prevenção de acidentes e doenças laborais;
- Preparar adequadamente a resposta a crises sanitárias atuais e futuras.
Na prevenção de problemas de saúde, destaca-se a chamada “visão zero”, uma abordagem que visa eliminar todas as mortes relacionadas com o trabalho.
Principais tópicos relevantes para trabalhar com segurança e saúde na era digital
A digitalização do trabalho está a transformar profundamente e com celeridade o mundo laboral, exigindo uma reavaliação, adaptação e implementação de novas medidas de SST. Tecnologias contemporâneas e emergentes — como inteligência artificial (IA), big data, robótica colaborativa, Internet of things, algoritmos e plataformas de trabalho digital — ocupam agora uma posição de destaque, especialmente com a normalização do teletrabalho.
Torna-se, por isso, crucial que os governos, investigadores e empregadores percebam o impacto destas novas tecnologias na saúde, na segurança e no bem-estar dos trabalhadores. Dentro da nova campanha “Locais de trabalho seguros e saudáveis — Trabalhar com segurança e saúde na era digital”, salientam-se então cinco áreas de intervenção prioritária:
- Trabalho em plataformas digitais;
- Robótica avançada e inteligência artificial;
- Trabalho à distância;
- Sistemas digitais inteligentes;
- Gestão de trabalhadores através da inteligência artificial.
Se procura proteger a saúde e a segurança dos seus trabalhadores, pode então contar com o apoio da equipa de especialistas da Centralmed. Contacte-nos!