Eventos da Semana Europeia da SST 2022 em Portugal
Em Portugal, estão previstos três eventos para a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho 2022: “Observações Preventivas Quotidianas de Segurança e Saúde”, de 15 a 30 de outubro, em Lisboa e online; “Considering psychosocial risks in MSD management”, a 25 de outubro, em Lisboa e online; “National closing of the Healthy Workplaces Campaign 2020-2022”, a 26 de outubro, online.
- “Observações Preventivas Quotidianas de Segurança e Saúde” é um evento organizado pela Revista Segurança Comportamental com o intuito de explorar diferentes procedimentos possíveis para melhorar a segurança e a saúde laborais. Em cima da mesa estarão tópicos como: a elaboração de um planeamento de OPQSS, a identificação e a nomeação de um comunicador-cuidador qualificado e o estabelecimento de barreiras eficazes.
- Por sua vez, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai desenvolver o evento “Considering psychosocial risks in MSD management”. Centrado na valorização e prevenção dos fatores de risco psicossociológicos nas lesões musculoesqueléticas, pretende cultivar um ambiente de trabalho saudável e seguro.
- Por fim, o “National closing of the Healthy Workplaces Campaign 2020-2022” engloba inúmeras atividades híbridas por todo o país. Norteia-se pelo objetivo de partilhar métodos eficazes de gestão de lesões musculoesqueléticas laborais e de analisar as melhores práticas para a criação de ambientes de trabalho saudáveis, adotadas pelos vencedores do prémio Good Practice Awards.
Impacto negativo das LMERT
Apesar de todos os esforços preventivos empreendidos por entidades como a ACT e a EU-OSHA, através de campanhas de SST, as lesões musculoesqueléticas continuam a representar uma adversidade central.
Frequentemente, os trabalhadores experienciam as LMERT em combinação com outros problemas de saúde. Estas condições obrigam-nos, por vezes, a afastarem-se dos postos de trabalho durante longos períodos, o que representa prejuízos consideráveis, não só para a vida pessoal e para a autoestima do trabalhador, como também para o empregador.
Aliás, as ausências provocadas pelas LMERT representam uma parcela muito elevada do absentismo registado em toda a UE. Além disso, a maioria dos trabalhadores que sofre destes problemas de saúde considera-se incapaz de exercer as suas funções até aos 60 anos. E mesmo quando estão presentes, muitos deles demonstram-se menos produtivos.
É, portanto, imperativo informar os empregadores, apoiá-los e orientá-los no sentido da prevenção ou da gestão de questões de SST, como as lesões musculoesqueléticas. Se precisa de ajuda para melhorar as condições da sua empresa, conte com a experiência da equipa especializada da Centralmed.