A história da Gratnells em Portugal começa com um desafio de grande escala: a transição das instalações de fábrica do Reino Unido para Portugal. Nesse momento de profunda transformação — com espaços, equipas e procedimentos por construir —, a empresa procurava um parceiro que garantisse o escrupuloso cumprimento da legislação nacional em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST).
Além disso, sentiu a necessidade, desde o primeiro dia, de edificar uma cultura de segurança robusta e estruturalmente comprometida com o bem-estar de todos os trabalhadores. Foi nesse momento fundacional que surgiu, então, a frutífera parceria com a Centralmed.
O que é a Gratnells e qual era o seu desafio?
Fundada no Reino Unido, e com presença nos Estados Unidos e em Portugal, a Gratnells dedica-se à transformação de plástico e é especializada na produção de mobiliário de escritório. Com cerca de 60 trabalhadores, a empresa decidiu, recentemente, estabelecer novas instalações em Portugal, dando início a uma transição estratégica na sua operação fabril.
Este processo implicava muito mais do que uma mera alteração geográfica. Como recordam Augusta Guedes, Responsável de Sistemas Integrados e Garantia da Qualidade, e Nicole Rebelo, Responsável de Recursos Humanos:
De facto, nessa fase de implementação, a Gratnells não dispunha de políticas de segurança próprias — apenas alguns procedimentos herdados dos antigos inquilinos das instalações. Ademais, encarava um desafio adicional: adaptar-se a um novo enquadramento legal e cultural, garantindo a proteção dos trabalhadores desde o arranque da atividade.