“Agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde”. Este é o tema escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para as comemorações do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado no dia 28 de abril de 2022.
A OIT pretende, desse modo, sublinhar a importância da participação e do diálogo social na criação de uma cultura positiva de segurança e saúde. Um facto, aliás, que ficou bem patente durante a pandemia de COVID-19. Com a colaboração de todos — Governos, empresas, trabalhadores e serviços de saúde ocupacional e de saúde pública —, foi possível preparar os locais de trabalho e assim garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Um cenário para o qual as empresas prestadoras de serviços de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) tiveram um papel muito importante.
O diálogo social contribui para melhorar as políticas e estratégias de SST, mas também é essencial para criar apropriação e compromisso, facilitando o caminho para uma implementação mais rápida e eficaz, destaca a OIT numa nota sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.