A exigência e o acompanhamento em matéria de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) era um ponto fulcral para a Kaffa, que só foi possível colmatar quando começou a trabalhar com a Centralmed, desde 2015. A relação foi-se construindo ao longo do tempo, os serviços foram também aumentando, sempre numa parceria que permite, hoje, dizer que a Kaffa tem uma cultura de segurança no trabalho.
A cápsula de café portuguesa. É assim que a Kaffa se apresenta, mostrando o ADN desta empresa que fornece cápsulas de café onde se guardam aromas, sabores e texturas únicas desta que é a bebida social favorita dos portugueses. Não revela receitas, mas reconhece abertamente que um dos segredos por detrás das cápsulas de café Kaffa está nas pessoas que formam a empresa.
E era, precisamente, numa das componentes de gestão das pessoas que a Kaffa sentia, mesmo trabalhando com uma empresa especializada, falta de acompanhamento nas áreas de medicina do trabalho, segurança no trabalho e formação.
Quando, em 2015, iniciaram o contrato com a Centralmed, os serviços eram manifestamente insuficientes, tendo em conta a dimensão e exigência da empresa. “Temos um elevado grau de exigência e queríamos mais acompanhamento, que a empresa não conseguia dar. Embora já existisse uma cultura de segurança e documentação neste âmbito — por exemplo, instruções escritas, fichas de prevenção de riscos, etc. —, estas precisavam de ser revistas e adaptadas à dimensão e às alterações da empresa”, explica Maria Gabriela Madeira, Chief Operating Officer (COO) da Kaffa.
Ficou, então, bem claro que era preciso encontrar uma empresa de Saúde e Segurança no Trabalho com o mesmo nível de exigência, capaz de trabalhar em parceria para construir uma cultura de segurança e dinamizar esta área internamente. Perfil que foi encontrado na Centralmed.
Juntas, a Kaffa e a Centralmed começaram a trabalhar com o objetivo comum de minimizar os riscos e manter a segurança dos trabalhadores, mas também de consciencializá-los dos riscos profissionais a que estão expostos. Várias foram as soluções implementadas:
A Centralmed é uma empresa que, em matéria de SST, acompanha a complexidade, evolução de negócio e dinâmica de trabalho da empresa. Além disso, possui know how que permite solucionar os novos desafios nesta matéria."
Passados mais de seis anos, os resultados estão certamente à vista. “Fruto deste trabalho, conseguimos um aumento da formação dos trabalhadores, uma diminuição dos índices de sinistralidade, uma maior participação dos trabalhadores nesta área e um maior fortalecimento da cultura de segurança no trabalho, com o apoio crescente da Técnica de ST Cátia Figueiredo”, salienta a COO da Kaffa.
Entre 2020 e 2021, o número de formações aos colaboradores aumentou em cerca de 155,6%, os acidentes de trabalho tiveram uma redução de 37,5%, e o número de dias de ausência no posto de trabalho pelos colaboradores devido a acidentes de trabalho é 18 vezes inferior.
Este foi o resultado de uma relação que se foi construindo ao longo do tempo e que permitiu ir alargando o âmbito, por exemplo, do plano de prevenção e controlo da Legionella, da medição das vibrações e das poeiras, da avaliação de riscos psicossociais e continuar a medição dos fatores de riscos para a saúde, como iluminação, ruído laboral ou acompanhamento na consulta aos trabalhadores.
“Isso permitiu-nos manter o controlo dos fatores de risco e atuar em conformidade, pelos inputs da segurança no trabalho, com o aconselhamento na implementação de medidas preventivas e corretivas”, frisa Maria Gabriela Madeira, assegurando que trabalhar com a Centralmed faz toda a diferença.
“A Centralmed é uma empresa que, em matéria de SST, acompanha a complexidade, evolução de negócio e dinâmica de trabalho da nossa organização. Além disso, possui know how que permite solucionar os novos desafios nesta matéria”, realça igualmente a responsável da Kaffa, destacando como ponto muito positivo a relação criada entre a empresa e a técnica de segurança no trabalho da Centralmed. Como tal, conclui, “sentimo-nos tranquilos neste âmbito.”