Como promover a saúde mental no trabalho?
Assumir que as empresas são uma fonte de riscos psicossociais é assumir que os locais de trabalho são também o local ideal para enfrentar e resolver estes problemas. Para isso, é necessário que, em primeiro lugar, seja feita a correta avaliação dos riscos profissionais. Depois, que sejam tomadas medidas ativas de proteção e promoção da saúde mental no trabalho.
As empresas que procuram criar ambientes de trabalho saudáveis devem trabalhar em várias vertentes, de acordo com a DGS:
- Questões de saúde, bem-estar e segurança nas condições de trabalho em geral;
- Questões de saúde e bem-estar no ambiente psicossocial de trabalho, incluindo a cultura organizacional de trabalho, o modelo de gestão e os valores da entidade empregadora;
- Recursos que apoiem e incentivem a saúde individual no trabalho;
- Envolvimento da empresa na comunidade visando melhorar a saúde dos trabalhadores, das suas famílias e de outros membros da comunidade.
De facto, a saúde mental no trabalho tem sido alvo de maior atenção e um dos temas que tem preocupado a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Para ajudar a lidar com o problema, a OPP criou o Mais Produtividade, um site que procura analisar e promover ações de saúde mental no trabalho.
No relatório que serve de base à criação deste site, a OPP destaca três passos para construir um local de trabalho saudável e contribuir para a saúde mental no trabalho.