Quem deve responder ao questionário de SST?
Como vimos, o quadro legislativo determina que não é obrigatório que todos os trabalhadores sejam consultados. Portanto, o questionário de SST pode, segundo o regime jurídico citado, ser dirigido somente aos representantes dos trabalhadores. Contudo, o mero cumprimento da lei revela-se, atualmente, insuficiente.
Para que a implementação de uma cultura de segurança tenha um cariz duradouro e efetivo, é uma mais-valia ouvir ativamente todos os trabalhadores. Esta abordagem inclusiva e sistemática constitui uma ferramenta imprescindível para a melhoria contínua das condições de cada posto de trabalho.
Este exercício de escuta contribui, então, para a criação de uma atmosfera corporativa mais humanizada e segura, com um fluxo comunicacional mais eficaz. Por conseguinte, a motivação dos trabalhadores tenderá a aumentar, bem como os índices de produtividade. De notar, no entanto, que se pode, e deve, utilizar vários outros canais para efetuar a consulta e apelo à participação dos trabalhadores.