Todas as empresas, independentemente da dimensão e área de atuação, devem ter um Plano de Contingência que lhes permita estar preparadas para responder a possíveis cenários de infeção pelo vírus Sars-Cov-2 (Orientação nº 006/2020, DGS). Este plano deve ser um documento dinâmico, ajustado às necessidades de cada empresa e permanecer em constante atualização.
Objetivos do Plano de Contingência
– Adotar medidas de prevenção para a retoma da atividade salvaguardando a segurança e a saúde dos trabalhadores, clientes e fornecedores, com o intuito de eliminar/reduzir a probabilidade de infeção por SARS-CoV-2.
– Identificar os efeitos que a infeção pelo SARS-CoV-2 pode causar na empresa e definir estratégias para a manutenção contínua da atividade.
– Definir procedimentos de atuação face a um possível caso de infeção pelo SARS-CoV-2.
– Definir responsabilidades de atuação e mecanismos claros de comunicação.
– Definir os equipamentos de proteção individual e produtos a disponibilizar.
– Informar, formar e consultar os trabalhadores.
Principais Benefícios:
• Garantir a retoma da atividade em segurança, reduzindo os riscos e mantendo a atividade económica da empresa.
• Identificar os pontos críticos, passíveis de propagação da infeção, definindo procedimentos de atuação e avaliação da eficácia da implementação das medidas.
• Gerar confiança nos Trabalhadores, Clientes e Parceiros, adequando as melhores práticas de saúde e segurança no trabalho.
Os Serviços de Segurança e de Saúde no Trabalho assumem, assim, um papel preponderante na definição de medidas concretas de prevenção e de proteção no que à COVID-19 diz respeito.
Ajudamos a sua Empresa a preparar a reabertura em Segurança. Contate-nos através do email info.covid19@centralmed.pt ou ligue para 213 193 730 ou Clique neste link para pedir-nos uma Proposta!