Boas práticas de segurança e higiene alimentar
A sensibilização dos trabalhadores que manipulam alimentos constitui, inegavelmente, um fator fundamental na salvaguarda da segurança e higiene alimentar. Aliás, estas precauções devem estender-se dos cuidados a manter com o uniforme de trabalho às normas de higiene pessoal, passando pelas regras comportamentais a respeitar no interior da cozinha.
Uniforme
No espaço laboral, os trabalhadores devem vestir o fardamento exclusivo do estabelecimento, sempre limpo. Além disso, preferencialmente, esse deve apresentar uma cor clara, incluindo touca, calças, calçado apropriado e, se necessário, avental.
No que concerne a adornos pessoais, deve proibir-se a utilização de joias, relógios, pulseiras e brincos, por exemplo.
Normas comportamentais
Para preservar a segurança e higiene alimentar num restaurante, importa que os trabalhadores estejam cientes de uma série de procedimentos e regras, a saber:
- Nas zonas de acondicionamento dos alimentos, de confeção e de serviço, não se pode fumar ou mascar pastilhas elásticas;
- Os restaurantes devem designar um espaço apropriado para as refeições do pessoal;
- Durante a manipulação dos alimentos, não se deve tocar na boca, no nariz, no rosto ou no cabelo;
- Não se deve manusear produtos químicos na proximidade dos alimentos;
- Para tossir ou espirrar, os funcionários devem utilizar um toalhete, protegendo a boca e o nariz. Posteriormente, devem lavar as mãos corretamente.
Procedimentos de higienização
A segurança e higiene alimentar de um estabelecimento de restauração depende, então, diretamente, de uma série de rotinas imprescindíveis. Por conseguinte, as instalações, os equipamentos, os utensílios e as mãos dos manipuladores de alimentos devem higienizar-se com regularidade, para combater eficazmente o desenvolvimento de contaminações ou pragas.