Centralmed - Segurança e saúde no trabalho

Segurança e Saúde no Trabalho

Preocupado com custos extras? Vamos reduzi-los!

🔍 Evite contraordenações e coimas;
🔍 Reduza riscos de saúde no trabalho;
🔍 Reduza níveis de sinistralidade e baixas médicas.

Transforme a Segurança e Saúde no Trabalho em um Ativo Valorizado!

Crie ambientes seguros e saudáveis para os seus colaboradores!

Consultas Médicas (Medicina do Trabalho - MT)

Melhorar as condições de saúde física e mental dos Trabalhadores e prevenir acidentes de trabalho.

Problema:
Muitas Empresas do Mercado não têm em atenção aos antecedentes clínicos como histórico de doenças, fatores hereditários, etc.

Consequência:
Os serviços de SST têm como missão não apenas a prevenção de acidentes de trabalho, como também a prevenção e identificação de riscos de saúde do trabalhador. A ausência de processos de despiste não contribuem para a boa prevenção da saúde dos trabalhadores e poderá acarretar custos inerentes a doenças.

Problema:
Grande parte das Empresas de SST não têm esta importante dimensão na sua avaliação Clínica.

 

Consequência:
Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stress relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

Problema:
Muitas Empresas não realizam todos os mesmos exames. Podem apresentar pacotes diferentes que influenciam o valor das propostas.

 

Consequência:
O cliente pode incorrer num custo que não abrange todas as necessidades clínicas necessárias ao nível da Saúde do Trabalho, com prejuizo dos trabalhadores e empresas, para que o preço seja mais convidativo.

Problema:
Há empresas de SST que não têm quadros especialistas em MT autorizados pela DGS. Funcionam à margem da lei.

 

Consequência:
Quer sejam médicos, quer sejam enfermeiros a DGS obrigada que os serviços de MT sejam realizados por quadros especializados e autorizados. O incumprimento desta diretiva irá apresentar-se como uma ilegalidade com custos para o cliente.

Exames Complementares (ECMs)

Avaliar a saúde e capacidade laboral dos trabalhadores, identificar riscos ocupacionais e prevenir doenças relacionadas com o Trabalho.

Problema:
Algumas Empresas de SST apresentam unicamente valores para consultas sem exames para apresentação de preço competitivo.

Consequência:
A proposta apresentada será incrementada posteriormente com a inclusão destes exames obrigatórios.

Problema:
Existem Empresas que não apresentam os exames indicados ou todos os exames indicados para as funções dos trabalhadores.

Consequência:
Os serviços contratados não vão ao encontro das necessidades reais da empresa e do trabalhador. Em resultado será um custo financeiro efetivo sem retorno para a empresa e num risco de saúde para o trabalhador.

Sistema Médico Integrado com área de Segurança do trabalho

Integração  das informações médicas e de segurança do trabalho num único sistema, facilitando o acesso e a análise desses dados para melhorar a prevenção de acidentes, o tratamento de lesões e doenças ocupacionais, e promover um ambiente de trabalho saudável.

Problema:
Muitas Empresas não cruzam e analisam de forma integrada as informações entre ambas as áreas.

Consequência:
A prestação de serviços não agregará valor acrescentado ao cliente. Ambas as áreas são complementares. Legalmente devem ser trabalhadas em conjunto para benefício dos trabalhadores e do cliente.

Prevenir doenças ocupacionais, identificar possíveis problemas de saúde relacionados ao trabalho e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. 

Doenças Profissionais

A identificação de doenças profissionais é um objetivo importante para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.

Acidentes de trabalho

Melhorar as condições de saúde física e mental dos Trabalhadores e prevenir acidentes de trabalho.

Problema:
Grande parte dos serviços de SST não incluem a caracterização de todos os acidentes de trabalho nos seus serviços.

Consequência:
Para além de apresentarem um serviço incompleto, este será um custo adicional apresentado posteriormente ao cliente.

Concorrentes não têm em atenção aos antecedentes clínicos como histórico de doenças, fatores hereditários, etc.
Concorrentes não têm esta importante dimensão na sua avaliação Clínica.
Concorrentes não realizam todos os mesmos exames. Podem apresentar pacotes diferentes que influenciam o valor das propostas.
Concorrentes não apresentam uma avalização completa e holistica da saúde dos trabalhadores (exames necessários)
Alguns concorrentes não têm quadros especialistas em MT autorizados pela DGS. Funcionam à margem da lei.

Avaliação de Riscos

Melhorar as condições de saúde física e mental dos Trabalhadores e prevenir acidentes de trabalho.

Problema:
Por legislação as AR devem de ser realizadas por trabalhador/posto de trabalho e não ao espaço. Por lei é obrigatória a avaliação a cada trabalhador

Consequência:
O preço será mais baixo, no entanto o serviço unicamente ao espaço de trabalho poderá representar um custo legal à empresa e um custo físico ao trabalhador.

Problema:
Grande parte das Empresas de SST, apresentam simplesmente os resultados do inquérito sem qualquer tratamento dos dados e sem outputs úteis.

Consequência:
Os resultados crus de um inquérito não trazem valor para a empresa pois não possibilitam tirar conclusões e ações corretivas. Ou seja será um custo efetivo sem benefício para a empresa.

Problema:
A maioria das Empresas não incluem no serviço sessões de sensibilização personalizadas aos trabalhadores.

Consequência:
Não existem evidências das ações de sensibilização aos trabalhadores (informação).

Problema:
Muitas Empresas de SST não incluem no serviço novas deslocações ao cliente.

Consequência:
Será um novo custo não contabilizado e que será apresentado posteriormente ao cliente.

Problema:
Alguns serviços de SST não incluem no serviço sessões de sensibilização personalizadas aos trabalhadores.

Consequência:
Deste modo a avaliação de riscos não terá impacto imediato. Será um custo sem benefício imediato para a empresa e para o trabalhador.

 

Avaliação de Factores de Risco Mensuráveis

Identificar e quantificar os diferentes elementos que podem aumentar a probabilidade de ocorrência de acidentes ou doenças.

Avaliação de Riscos - Teletrabalho

Identificar, analisar e controlar os potenciais riscos associados ao trabalho remoto.

Problema:
A generalidade das Empresas não realizam AR ao local de trabalho (casa) do trabalhador. Fazem unicamente ao escritório o que não está em acordo com a lei.

Consequência:
A Avaliação de Riscos torna-se assim incompleta e irrelevante do ponto de vista da prevenção SST, ou seja em incumprimento legal pois constitui um risco para a empresa e para o trabalhador.

Anexo D do Relatório Único

Fornecer informações detalhadas sobre os acidentes de trabalho ocorridos durante o ano. O Relatório Único é um documento obrigatório em Portugal, que deve ser preenchido anualmente pelas empresas e entregue às autoridades competentes.

Problema:
No mercado de SST muitos Operadores não prestam apoio neste âmbito, colocando apenas os dados que lhes "pertencem".

Consequência:
Sendo uma obrigação geral do ponto de vista do enquadramento base, pode resultar em coimas/contra-ordenações.

Consulta aos Trabalhadores

Prevenir doenças ocupacionais, identificar possíveis problemas de saúde relacionados ao trabalho e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. 

1.1. Se as consultas têm em consideração o histórico e antecedentes clínicos do trabalhador?
1.2. Se as consultas têm em consideração a identificação de riscos Psicossociais?
1.3. Se as consultas consideram o mesmo pacote de exames:
a) eletro cardiograma, b) colesterol, c) glicémia, d) audiograma, e) teste visão f) perimero abdominal
1.4. Se as consultas e exames são realizados por profissionais especializados para a prática Medicina do Trabalho?

Promoção da saúde

Garantir o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos no ambiente de trabalho. Essas ações visam prevenir doenças, promover estilos de vida saudáveis e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

1.1. Se as consultas têm em consideração o histórico e antecedentes clínicos do trabalhador?
1.2. Se as consultas têm em consideração a identificação de riscos Psicossociais?
1.3. Se as consultas consideram o mesmo pacote de exames:
a) eletro cardiograma, b) colesterol, c) glicémia, d) audiograma, e) teste visão f) perimero abdominal
1.4. Se as consultas e exames são realizados por profissionais especializados para a prática Medicina do Trabalho?

Plano de atividades

Visa identificar, avaliar e controlar os riscos presentes no local de trabalho, bem como implementar medidas preventivas e corretivas para minimizar esses riscos.

1.1. Se as consultas têm em consideração o histórico e antecedentes clínicos do trabalhador?
1.2. Se as consultas têm em consideração a identificação de riscos Psicossociais?
1.3. Se as consultas consideram o mesmo pacote de exames:
a) eletro cardiograma, b) colesterol, c) glicémia, d) audiograma, e) teste visão f) perimero abdominal
1.4. Se as consultas e exames são realizados por profissionais especializados para a prática Medicina do Trabalho?

Relatório anual de atividades e balanço de serviços

Fornecer uma visão geral das atividades realizadas ao longo do ano, bem como apresentar informações financeiras sobre os serviços prestados. 

1.1. Se as consultas têm em consideração o histórico e antecedentes clínicos do trabalhador?
1.2. Se as consultas têm em consideração a identificação de riscos Psicossociais?
1.3. Se as consultas consideram o mesmo pacote de exames:
a) eletro cardiograma, b) colesterol, c) glicémia, d) audiograma, e) teste visão f) perimero abdominal
1.4. Se as consultas e exames são realizados por profissionais especializados para a prática Medicina do Trabalho?

Crie ambientes seguros e saudáveis para os seus colaboradores!

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