Design Thinking - Centralmed

Detalhes

Local:

Lisboa

Datas Disponíveis:

Presencial
24 Maio

Duração:

7 Horas

Forma de Organização:

Presencial (em sala)

Categoria:

Desenvolvimento Pessoal

Design Thinking (resolução de Problemas)




DESCRIÇÃO

A expressão de Design Thinking é cada vez mais utilizada não apenas na área do Desenvolvimento do Produto, mas em diversas áreas empresariais de todos os segmentos.
Esta é uma abordagem que procura a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, onde os elementos da equipa estão envolvidos e em perfeita sintonia.
Este curso utiliza uma abordagem ‘Learning-by-Doing’.
Ao longo da sessão, os participantes irão percorrer os princípios e ferramentas chave do Design Thinking, concebendo a melhor experiência de cliente com base num produto ou serviço. Vão inspirar-se na forma como os designers trabalharam, no âmbito de um desafio concreto a resolver durante o curso, o que permite uma maior imersão na metodologia, e compreender como a poderão aplicar na sua organização.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a Responsáveis de Departamentos, Diretores de Marketing/Designers e Gestores Comerciais.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Design Thinking
Os 5 passos da metodologia de Design Thinking: EMPATHIZE, DEFINE, IDEATE, PROTOTYPE, e TEST.
Enquadramento para conhecer metodologia e ferramentas, e aplicação num caso de estudo partindo de um desafio real.

2. Stakeholder Mapping
#1 EMPATHIZE - (exercício prático) Identificação dos intervenientes no processo de consumo (produto, serviço, experiência) e mapeamento da cadeia de valor.

3. Personas
#1 EMPATHIZE - (exercício prático) Identificação de quem são os clientes, as suas motivações, em que meios se movem, que desejos têm.

4. Customer Journey Mapping

#2 DEFINE, #3 IDEATE - (exercícios práticos) Mapeamento dos diversos momentos da experiência do cliente na interação com a empresa: identificação dos touchpoints (pontos de contacto), pain-points (momentos negativosna experiência de cliente), whow! moments (momentos positivos na experiência de cliente). Utilização desta ferramenta em diferentes fases do processo de desenvolvimento de soluções - mapeamento de pressupostos, mapeamento da realidade atual (#2DEFINE), mapeamento da visão futura (solução #3IDEATE).

5. Criação de Protótipos
# 4 PROTOTYPE - (exercício prático) Mediante as ideias geradas, serão apresentadas diferentes tipologias de protótipos, e cada equipa desenvolve aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Exemplos: Storyboard ou Roleplay.

6. Apresentação e Feedback
#5 TEST - (exercício prático) Cada equipa irá apresentar a sua ideia e o seu protótipo em sala, recolhendo feedback dos restantes participantes. Esta será uma forma de desenvolver e compreender a fase de teste da metodologia de Design Thinking.



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