Como fazer o diagnóstico de necessidades de formação profissional nas organizações?

Como fazer o diagnóstico de necessidades de formação profissional?

O planeamento da formação profissional deve englobar, sem dúvida, um processo de análise e sistematização dos problemas e das necessidades dos trabalhadores. Isto é, um diagnóstico de necessidades. Trata-se, pois, de um passo incontornável no momento de elaborar um plano de formação profissional que responda eficazmente às carências da organização.

Mas, como fazer o diagnóstico de necessidades de formação profissional? E que métodos deve a sua empresa seguir neste âmbito?

O que é o diagnóstico de necessidades de formação?

De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o diagnóstico de necessidades de formação profissional prende-se com a:

deteção de carências a nível individual e/ou coletivo referentes a conhecimentos, capacidades e comportamentos, tendo em vista a elaboração de um plano de formação.

Esta fase de levantamento das necessidades — um dos pilares centrais da planificação — revela-se decisiva para todo o ciclo de formação, uma vez que alicerça todas as etapas ulteriores deste processo. Da sua eficácia depende, assim, uma parte substancial do sucesso de uma estratégia de melhoria contínua no seio de uma organização.

Segundo o IEFP, o diagnóstico de necessidades pode enquadrar-se em duas perspetivas, a saber:

Reativo

Visa identificar os desajustamentos e as carências que comprometem o desempenho profissional ou a segurança organizacional, por exemplo.

Proativo

Numa perspetiva de longo prazo, pretende-se identificar necessidades antecipadamente, com o intuito de preparar a resposta aos desafios futuros.

O diagnóstico de necessidades de formação, passo a passo

Para assegurar a eficácia deste processo de recolha, seleção, análise e interpretação dos dados, importa considerar algumas variáveis e etapas fundamentais.

Como fazer o diagnóstico de necessidades de formação profissional nas organizações?

Quais são os principais métodos de recolha de informação?

Conforme vimos, a realização de um diagnóstico de necessidades passa pelo objetivo de orientar a formação dos trabalhadores no sentido de responder às suas expectativas e dificuldades, assim como aos desafios do negócio.

Por conseguinte, importa conhecer o conjunto diversificado de métodos que podem robustecer esta avaliação. Elencamos, portanto, alguns deles:

  • Observação direta — viabiliza a identificação, no dia a dia, das áreas em que a organização e os seus trabalhadores precisam de investir. Neste quadro, deve prestar-se especial atenção às falhas no cumprimento (atempado e eficaz) de objetivos, às situações de insegurança no trabalho ou à desmotivação de determinados profissionais, por exemplo;
  • Inquérito — esta ferramenta revela-se, sem dúvida, altamente versátil. Pode implementar-se por diversas vias (online, através da intranet ou em papel). Um questionário de diagnóstico de necessidades de formação permite, pois, uma recolha eficiente das expectativas, das perceções e das necessidades sentidas pelos trabalhadores, identificando as áreas priorizadas neste âmbito;
  • Checklists — a realização de exercícios de diagnóstico de certas competências e conhecimentos permite averiguar a proficiência dos trabalhadores em determinados campos. Este instrumento pode ser útil, por exemplo, para avaliar a adoção dos padrões adequados de Segurança no Trabalho;
  • Autoavaliação — as empresas devem, também, incentivar os seus profissionais a realizar um exercício de reflexão relativamente às áreas formativas em que sentem maior necessidade de investir. Desse modo, garante-se um maior alinhamento entre as expectativas de desenvolvimento pessoal/profissional dos trabalhadores e os objetivos organizacionais; 
  • Reuniões e discussões informais — ao criar um ambiente laboral propício à troca fluída e honesta de ideias, torna-se mais fácil identificar as principais preocupações e carências das equipas.

De notar que a conjugação de diversas ferramentas e fontes de informação (entre elas, o resultado de auditorias/vistorias) terá, decerto, um impacto direto na fiabilidade do diagnóstico de necessidades de formação profissional.

Do diagnóstico de necessidades ao plano de formação

Após a condução do diagnóstico de necessidades de formação — adotando os métodos adequados a cada contexto —, a informação deve estruturar-se para, então, alicerçar o desenho do plano de formação. Nesta etapa, a definição dos objetivos (gerais e específicos) e a identificação dos conteúdos a abordar são passos primordiais.

O plano de formação delineia, portanto, todas as ações de formação a implementar para dar resposta às carências diagnosticadas. Nesse sentido, deve determinar, ainda, os meios a utilizar, a equipa técnico-pedagógica, o calendário de formação, o orçamento e os indicadores de performance que permitirão averiguar o grau de sucesso deste investimento.

Importa sublinhar que este trabalho — da realização do diagnóstico de necessidades ao desenho do plano de formação, passando pela sua implementação — deve ser assegurado por equipas especializadas. Dessa maneira, as organizações poderão facultar aos seus trabalhadores uma formação contínua de excelência, que vá ao encontro das suas carências.

Com uma consolidada experiência nesta área, a Centralmed pode apoiá-lo na correta identificação das necessidades formativas. Consulte a nossa vasta oferta de serviços de formação profissional personalizáveis, orientados para a criação de valor nas organizações.

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