Num mundo em constante e rápida mutação, a formação de colaboradores revela-se, cada vez mais, incontornável para a vitalidade das empresas. É, portanto, essencial que este investimento não seja encarado como uma mera resposta às obrigações legais estipuladas nesta matéria. Mas quais são, afinal, as vantagens associadas a uma cultura empresarial aberta à aprendizagem contínua?
O que diz a lei sobre a formação de colaboradores?
A formação obrigatória dos trabalhadores é regulada, em Portugal, pelo que se encontra disposto no Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro e pela Lei n.º 105/209, de 14 de setembro.
De acordo com o artigo n.º 131 deste diploma, o trabalhador tem direito a um mínimo de 40 horas de formação contínua por ano. No caso de ser contratado a termo, por um período igual ou superior a três meses, tem direito a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano. A alínea cinco deste artigo reforça, ainda, que o empregador deve assegurar, anualmente, formação contínua a, pelo menos, 10% dos trabalhadores da empresa.
A área de formação de colaboradores deve ser determinada por acordo. Na falta deste, a decisão cabe ao empregador, devendo sempre coincidir ou ser afim com a atividade prestada pelo trabalhador. Porém, importa sublinhar que, perante um mercado altamente competitivo e em constante mutação, é imperioso que as empresas não se limitem ao cumprimento das suas obrigações legais.
A importância da formação nas organizações
Com o impacto da pandemia, os negócios depararam-se com a extrema importância da adaptação aos cenários mais imprevisíveis. Deste modo, num momento em que as mutações nos mercados e no mundo acontecem a uma velocidade vertiginosa, a formação de colaboradores revela-se indispensável.
Na sua “Declaration for the Future of Work”, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) refere que a formação ao longo da vida tem de ser uma das peças-chave do futuro. E se este é um tópico altamente benéfico para os profissionais, que assim se podem diferenciar no mercado e mais facilmente progredir na carreira, é, também, uma vantagem competitiva para as empresas.
A formação, encarada numa perspetiva sistémica e contínua, permite oferecer as ferramentas adequadas e atualizadas para o desempenho de cada cargo, mas não só. Este investimento consistente no capital intelectual da empresa possibilita:
- Promover o alinhamento dos trabalhadores com a missão, a cultura, a visão e os valores da organização;
- Potenciar o compromisso e o envolvimento dos trabalhadores com a empresa, incrementando assim a motivação no trabalho;
- Tornar os trabalhadores mais criativos e inovadores, o que lhes permitirá oferecer inputs relevantes para a melhoria dos processos da organização;
- Assegurar que todos estão cientes das práticas e dos procedimentos de segurança e saúde no trabalho;
- Desenvolver novos hábitos e condutas na relação estabelecida com os clientes ou com as equipas;
- Aumentar a rentabilidade da empresa.
Que tipos de metodologias a Centralmed pode oferecer?
A aprendizagem contínua nas empresas deve obedecer a uma planificação estruturada e ajustada às necessidades e aos objetivos operacionais de cada trabalhador e alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. Porém, para realizar convenientemente esse trabalho de mapeamento prévio, é essencial que se tenha em consideração os diferentes tipos de formação de colaboradores que as organizações podem oferecer.
Desta maneira, para que a formação dos colaboradores contínua seja considerada uma mais valia para o desempenho pessoal e profissional dos trabalhadores, com elevados benefícios para as empresas, é necessário definir um Plano de Formação estruturado. Deve estar assente na definição de objetivos pedagógicos alinhados com as necessidades dos trabalhadores e das empresas e que tenha em linha de conta o follow-up dos vários intervenientes.
Para isso, pode haver necessidade de recorrer a uma equipa especializada neste processo formativo global e contínuo. A Centralmed dispõe de serviços de formação profissional personalizáveis e orientados para a criação de valor para as organizações. Além disso, realiza ações de formação em áreas certificadas, de acordo com os requisitos da DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho). Contacte-nos!