Com a evolução tecnológica e do mercado de trabalho, a comunicação eficaz tornou-se, sem dúvida, numa competência essencial no desenvolvimento pessoal e, claro, profissional. Afinal, competências comunicativas e estratégias para falar em público imprimem clareza na partilha de informação dentro da empresa e na comunicação com os clientes.
Graças a estas valências, torna-se possível, então, ultrapassar obstáculos mais facilmente, com confiança. Trata-se, afinal, de um aspeto vital para encarar brainstorming, partilha de ideias criativas e resolução de problemas.
Aliás, a comunicação, interna e externa, revela-se determinante para o aumento da produtividade e do capital reputacional das empresas. Tal espelha-se, decerto, na crescente procura destas soft skills nos processos de recrutamento e progressão na carreira. Descubra, neste artigo, a importância da formação profissional focada em competências comunicacionais e estratégias para falar em público.
A competência comunicativa envolve diversas capacidades e métodos que viabilizam a otimização da comunicação, procurando assim torná-la mais assertiva, clara e segura. Trata-se, sobretudo, de estratégias para falar em público.
Embora a comunicação interpessoal possa, por vezes, parecer simples, na verdade, surgem frequentemente equívocos neste âmbito, que podem criar conflitos e frustrações no ambiente de trabalho. Além disso, muitos trabalhadores passam demasiado tempo à procura de informação que poderia ter sido melhor comunicada. Outros, ainda, enfrentam barreiras linguísticas e culturais.
Portanto, aprender estratégias para falar em público e aperfeiçoá-las com treino, a par de uma certa espontaneidade no discurso, deverá tornar-se numa prioridade, principalmente para os líderes.
Numa sociedade cada vez mais em rede — em que todos recebemos, enviamos e processamos múltiplas mensagens e informações diariamente —, o desenvolvimento de competências comunicacionais e estratégias para falar em público traz vantagens claras, como, por exemplo:
Ademais, bons comunicadores revelam-se cruciais para potenciar mudanças, trazer novas soluções e motivar os colegas. Uma empresa capaz de comunicar eficientemente os seus valores e as suas metas, evitando equívocos, terá, certamente, menos problemas. Durante momentos de transição (como a adoção de uma nova tecnologia, por exemplo), as técnicas de comunicação assertiva podem impactar diretamente o futuro da empresa.
Muitos trabalhadores sentem dificuldades na comunicação oral, devido, sobretudo, à falta de autoconfiança e preparação. Quanto mais subdesenvolvidas estiverem as suas capacidades de comunicação, menor será a sua vontade de falar em público. O embaraço e a ansiedade no trabalho tornam-se, então, inimigos e elementos de bloqueio.
Para auxiliar os trabalhadores na conquista de mais confiança relativamente à comunicação interpessoal, poderá, assim, apostar numa formação profissional focada em estratégias para falar em público, que os prepare devidamente.
Assim, importa ter em consideração algumas das principais técnicas de comunicação oral e interpessoal:
Embora não exista um único método ideal para desenvolver estratégias para falar em público e outras competências comunicativas, frequentar uma formação profissional consiste numa solução eficaz.
Afinal, num curso para aprender a falar em público conseguirá perceber como:
Lembre-se: a comunicação — e, por conseguinte, a manutenção de relações interpessoais — constituem a base de qualquer organização.
Desse modo, se pretende fornecer aos seus trabalhadores a oportunidade de desenvolverem competências comunicativas e aprenderem novas estratégias para falar em público, consulte as formações profissionais disponibilizadas pela Centralmed: