Descubra a importância da formação profissional em sustentabilidade ambiental para empresas.

Dia Mundial da Educação Ambiental: promover a sustentabilidade ambiental com formação profissional

As preocupações com a garantia da sustentabilidade ambiental nas práticas empresariais dominam, inegavelmente, a atual agenda corporativa, política e económica. Afinal, uma gestão de recursos desadequada acarreta não só prejuízos financeiros para as organizações, mas também consequências drásticas para o futuro do planeta.

Portanto, líderes e trabalhadores devem manter-se informados relativamente às estratégias mais inovadoras de promoção de sustentabilidade ambiental nas empresas. Assinalando o Dia Mundial da Educação Ambiental, importa, pois, apostar numa formação profissional focada no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

 

Dia Mundial da Educação Ambiental: origem e importância para as empresas

O Dia Mundial da Educação Ambiental celebra-se, anualmente, a 26 de janeiro, data definida na Conferência de Estocolmo pela UNESCO, em 1975. Os seus principais objetivos consistem, então, em:

  • Identificar os principais problemas ambientais;
  • Sensibilizar as populações para a necessidade da conservação ecológica.

 

A educação ambiental tornou-se, então, crucial para garantir um desenvolvimento sustentável e procurar soluções ecológicas. Afinal, só pessoas verdadeiramente informadas poderão tomar decisões conscientes relativamente à proteção do ambiente e, consequentemente, das gerações futuras.

 

Em que consiste a sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade ambiental corresponde a um modelo de desenvolvimento que pretende não só melhorar a qualidade de vida das populações, mas também preservar os recursos naturais. Procura, assim, atingir um equilíbrio ecológico que garanta a satisfação das necessidades atuais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

Portanto, a sustentabilidade ambiental nas empresas prende-se com a procura do seu crescimento e lucro, mantendo uma gestão do consumo de recursos e da produção de resíduos adequada.

Aliás, segundo o estudo “A formação profissional e o ambiente: sustentabilidade e emprego” da Revista Europeia de Formação Profissional:

O desenvolvimento sustentável exige que o crescimento económico apoie o progresso social e respeite o ambiente, que a política social favoreça o desempenho económico e que a política ambiental seja economicamente eficiente.

Em suma, a sustentabilidade apresenta três dimensões essenciais (ESG — Environmental, Social e Governance):

Ambiental
Social
Económica/de governação

Evitar exceder a capacidade dos ecossistemas durante o crescimento económico revela-se um propósito inadiável, que trará, sem dúvida, benefícios a médio e longo prazo.

 

A urgência do incentivo ao desenvolvimento sustentável

A sociedade enfrenta, hoje, múltiplos desafios ambientais com sequelas alarmantes, como, por exemplo:

  • Alterações climáticas — o aquecimento global, derivado da poluição atmosférica, tem modificado o clima e provocado mais catástrofes naturais;
  • Perda de biodiversidade — a destruição dos habitats e a poluição têm conduzido à extinção de inúmeras espécies, prejudicando o equilíbrio dos ecossistemas;
  • Desflorestação — o corte de florestas para a exploração de madeira, a agricultura e a construção de cidades aumenta a poluição atmosférica e diminui a biodiversidade;
  • Poluição do ar e da água — o incremento das atividades industriais e da urbanização, além do uso crescente de veículos motorizados e plástico, poluem o ambiente, afetando os ecossistemas, mas também a saúde humana;
  • Esgotamento de recursos naturais — recursos não renováveis, como minerais e combustíveis fósseis, estão a esgotar-se, colocando em risco a sustentabilidade dos ecossistemas e provocando conflitos geopolíticos;
  • Dificuldades na gestão de resíduos — com o consumo excessivo cresce também a produção de resíduos de difícil eliminação.

 

Perante estes problemas devastadores, importa que as organizações adaptem as suas práticas, não só para protegerem as populações, mas também para corresponderem às expectativas de clientes, investidores e trabalhadores, mantendo a sua competitividade.

Uma empresa que se posicione como defensora da sustentabilidade ambiental e social conquista, sem dúvida, um elevado capital reputacional, que se reflete no financeiro. Aliás, segundo o Corporate Governance Institute:

0 %
Dos executivos e investidores esperam que programas de ESG incrementem o retorno financeiro após cinco anos.

 

Como garantir a sustentabilidade ambiental nas empresas?

O coração das organizações está, sem dúvida, nas pessoas que nelas trabalham. Desse modo, a formação profissional na área da sustentabilidade ambiental revela-se a chave para promover medidas ecológicas.

Assim, a formação profissional, nesta área, deverá sensibilizar para os problemas ambientais da atualidade e explorar temas como, por exemplo:

  • Redução de resíduos (com iniciativas de reutilização e reciclagem ou contração do desperdício);
  • Diminuição do consumo de recursos (nomeadamente água e matérias-primas);
  • Aumento da eficiência energética (através, por exemplo, da desativação de luzes e equipamentos eletrónicos sem uso ou da sua substituição por alternativas mais eficientes);
  • Eficácia e ética na gestão da cadeia de abastecimento;
  • Construção de uma cultura empresarial de responsabilidade ambiental e social.

 

Graças a uma formação contínua focada na proteção ambiental, trabalhadores e líderes aprenderão a alterar hábitos de consumo, não só na sua vida pessoal, mas também no local de trabalho. Assim, estarão menos resistentes à mudança e à adoção de boas práticas ambientais.

Benefícios da formação profissional em sustentabilidade ambiental

Através de uma formação profissional de qualidade, focada, então, na sustentabilidade ambiental, as empresas conseguirão mais facilmente atingir a meta de zero emissões de carbono para a atmosfera (net zero).

Organizações que apostam na formação profissional em sustentabilidade ambiental tendem, então, a:

  • Apresentar níveis de eficiência mais elevados, orientando-se para a inovação e a diminuição do desperdício;
  • Reduzir a pegada carbónica, diminuindo, também, os custos — note-se que, com a otimização de processos, viabiliza-se a poupança de recursos;
  • Assumir uma posição privilegiada no que concerne ao cumprimento da legislação e, também, à receção de benefícios governamentais ou certificações;
  • Incrementar os níveis de satisfação de trabalhadores e clientes, pois demonstram preocupações éticas e responsabilidade social.

 

Quando um trabalhador se orgulha do posicionamento ético da empresa, a sua motivação laboral cresce, assim como a sua produtividade. A formação profissional em sustentabilidade ambiental impulsionará, pois, a captação e a retenção de talento, bem como a construção de um ambiente de trabalho mais estimulante e harmonioso.

Se pretende abraçar o compromisso da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento sustentável na sua organização, trazendo para primeiro plano esta luta coletiva, conte com o apoio dos especialistas em formação profissional da Centralmed.

Partilhar
Podemos ajudar?
Se pretender deixe-nos os seus dados para entrarmos em contacto.