Assinalado a 17 de novembro, o Dia Nacional do Não Fumador 2022 pretende sensibilizar a população para este problema central na saúde pública. Responsável por um sem-número de doenças — pulmonares e não só —, o tabagismo provoca cerca de 11.800 mortes por ano, em Portugal. Afinal, qual é a verdadeira dimensão desta questão tão preocupante? E como podem as empresas, por exemplo, intervir nesta batalha? Explicamos tudo, neste artigo.
Tabagismo: um retrato do problema
Sabia que fumar um cigarro significa, em média, perder 11 minutos de vida? Este hábito nocivo está, pois, na origem de uma multiplicidade de doenças. Esta é, aliás, a principal causa de cancro — e não apenas nos pulmões.
O risco de cancro incrementa-se substancialmente em todos os órgãos por onde o tabaco passa, como a boca, a garganta, a laringe e, claro, os pulmões. O mesmo ocorre no percurso até à sua eliminação do organismo, afetando o rim e a bexiga, por exemplo, e ainda outros órgãos intermédios, como o pâncreas ou o colo do útero.
Assim, a propósito do Dia Nacional do Não Fumador 2022, importa sublinhar alguns dados elucidativos sobre este problema incontornável:
Os efeitos prejudiciais do uso do tabaco
Tendo em consideração o impacto de múltiplas campanhas contra o tabagismo, como as do Dia Nacional do Não Fumador 2022, a população está cada vez mais sensibilizada para a associação deste vício ao cancro. Contudo, é imprescindível destacar, também, o papel do tabaco no surgimento de muitas outras doenças graves.
É, então, o caso das doenças cardiovasculares. De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, cerca de um terço das mortes associadas a estes problemas decorre do fumo do tabaco. Verifica-se, ainda, uma duplicação do risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral entre os fumadores.
Do mesmo modo, o tabagismo é a principal causa de bronquite, enfisema e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) — doença do foro respiratório que provoca mais de três milhões de mortes por ano e que constitui uma das principais causas de óbito em Portugal. Por outro lado, este vício apresenta consequências como o envelhecimento da pele, o enegrecimento dos dentes, o aumento do risco de cegueira (sobretudo em idosos) e de disfunção erétil.
Os principais benefícios de deixar de fumar
Cada cigarro contém cerca de 600 ingredientes que, aquando da combustão, geram mais de 7.000 compostos químicos. Uma parte significativa deles é cancerígena. Com efeito, aproveitando o Dia do Não Fumador, as entidades de saúde pública têm procurado enfatizar, junto da sociedade civil, as muitas vantagens inerentes a um estilo de vida sem fumo.
Assim, entre os incontáveis benefícios de deixar de fumar, a American Lung Association destaca os seguintes:
- 20 minutos depois de abandonar o tabaco — a frequência cardíaca normaliza;
- após 8 horas — os níveis de monóxido de carbono no sangue equilibram-se e o risco de ataque cardíaco começa a decrescer;
- 2 semanas a 3 meses depois — melhoria da função pulmonar e diminuição significativa do risco de enfarte agudo do miocárdio;
- 1 a 9 meses depois — atenuação de sintomas como falta de ar, tosse e infeções respiratórias;
- após 1 ano — o risco de ataque cardíaco reduz-se para metade;
- 5 a 15 anos depois — o risco de ataque cardíaco equivale ao de uma pessoa que nunca fumou e o risco de cancro da boca, da garganta ou do esófago revela-se metade do de um fumador;
- após 15 anos — o risco de doença cardíaca coronária torna-se igual ao de um não fumador.
Dia Nacional do Não Fumador 2022: como pode a sua empresa contribuir?
O Dia Nacional do Não Fumador 2022 é o momento ideal para realçar a mensagem de que este é um combate de todos. Os mais diversos agentes da sociedade são, portanto, chamados a intervir nesta questão de saúde pública. As empresas — espaços decisivos para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores — têm, pois, um papel relevante a desempenhar.
Se a sua organização pretende juntar-se à campanha de sensibilização que decorre em todo o país, a Centralmed é o parceiro ideal. A nossa equipa técnica de medicina do trabalho, pode revelar-se fundamental nesta missão.
O corpo de enfermeiros e os médicos especializados da Centralmed podem acompanhar os seus trabalhadores no processo de deixar de fumar e a definir e criar ações de promoção de saúde dedicadas a este tema. Neste Dia Nacional do Não Fumador 2022, conte com a nossa equipa para o apoiar na implementação de uma estratégia que priorize o bem-estar e o combate ao tabagismo na sua organização. Contacte-nos!