Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2021

Tendo o isolamento físico sido a principal estratégia de prevenção, a Pandemia impactou a vida Humana em todos os seus aspetos, entre eles a forma do trabalho, tendo-se difundido o Teletrabalho.

O Teletrabalho teve como relevante a oportunidade da manutenção das atividades laborais para uma significativa parcela da população mundial, além da proteção contra o SARS-CoV-2, reduzindo o contacto físico e consequentemente o contágio e atenuando a curva de infeção, com o objetivo de evitar o colapso do Sistema de Saúde.

A intensificação do Teletrabalho durante a pandemia vem acompanhada de grandes dificuldades e desafios, tanto para as Empresas quanto para Familiares e Trabalhadores. Para muitos, a vida pública e privada nunca estiveram tão entrelaçadas e essa interligação pôde ocasionar a diminuição dos espaços e momentos dedicados ao ócio, ao convívio Familiar, ao descanso e à reabilitação física e mental.

Durante a pandemia é possível vivenciar diversos sentimentos, como:

  • Medo (do avanço do vírus, de adoecer ou de que alguém da família adoeça, da perda de entes queridos, de não saber quando temos a vacina ou a cura…);
  • Irritabilidade (na ausência de respostas, nas comunicações contraditórias…);
  • Angústia (face ao futuro e à incerteza);
  • Tristeza (ocasionada pelo isolamento, pela possibilidade de enfrentar o seu próprio adoecimento ou de pessoas próximas).

 

Algumas reações comportamentais são também observáveis: perda de sono e apetite, conflitos interpessoais ocasionados por alterações de humor, agitação e letargia, aumento da ansiedade, assim como transtornos psíquicos como a depressão e crises de pânico.

 

 

Assinalando-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, sugerimos um conjunto de recomendações de ordem física e psíquica, de forma a facilitar o ajustamento ao Teletrabalho:

  • Confie na sua capacidade de ultrapassar os sentimentos de irritabilidade, cansaço e medo, lembrando-se de situações já experienciadas no passado.
  • A fase pandémica que vivenciamos exige contínuas necessidades de adaptação, desafios e exigências nunca antes experienciadas.
  • Valorize o trabalho em equipa e o contacto com os colegas.
  • O estabelecimento de boas práticas de comunicação e interação com os membros da equipa é fundamental para a partilha de experiências, dificuldades e ultrapassagem de obstáculos.

 

ZONA DE TRABALHO

Escolha uma divisão de casa que não seja de lazer:
Evite escolher uma zona habitual de lazer ou o quarto de dormir, pois poderá causar distúrbios no sono.

Sem fontes de ruído:
MAIS: concentração e produtividade MENOS: fadiga mental.

Com condições adequadas:
Temperatura, Ventilação, Humidade, Iluminação.

HORÁRIOS E ROTINAS

Horários:
Estipule um horário de trabalho fixo ou objetivos diários.

Pausas:
Planeie pausas de 5 a 10 minutos por cada 90 minutos de trabalho, durante as quais deve alterar o local onde se encontra, a sua postura e exercitar-se.

Refeições:
Mantenha o seu horário de almoço e promova-o noutro espaço/ divisão.

Hábitos/Rotinas:
Hidrate-se e alimente-se de forma saudável. Mantenha uma boa rotina de sono.

POSTO DE TRABALHO

Computador Portátil:
Utilizar monitor externo; caso não seja possível, acoplar suporte regulável em altura, rato e teclado externos.

Cadeira de trabalho:
Regulável em altura, almofadada, com rodas e suporte lombar.

Apoios de Pés:
Regulável em inclinação e antiderrapante.

Teclado:
Com letras legíveis, regulável em inclinação e com apoio para pulsos em gel.

Monitor:
Regulável em altura e inclinação, sem reflexos, com o bordo superior ao nível do olhar.

Rato:
Adequado ao tamanho da mão e que se movimente sem atrito (utilizar tapete com apoio de gel.

Mesa de trabalho:
Regulável em altura, com superfície baça, que permita o apoio total dos antebraços e cotovelos (na posição sentada) e a disposição de todos os elementos necessários à atividade.

 

Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho

3 em cada 5 trabalhadores na UE apresentam queixam relacionadas com LMERT, sendo as mais comuns as dores nas costas e as dores musculares nos membros superiores.

Diversos estudos demonstram que metade dos trabalhadores em idade ativa já desenvolveu ou irá desenvolver uma LMERT.

A melhor forma de atuação para não fazer parte desta estatística será atuar na prevenção, cumprindo as recomendações dadas pelos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

 

Segurança e Saúde no Trabalho continua a ser fundamental na vida dos Trabalhadores e das suas Empresas, nomeadamente nesta fase pandémica em que vivemos, com uma implementação massiva do Teletrabalho.

Não devem ser descuradas as consultas de vigilância da Saúde (no âmbito da Medicina do Trabalho), nem as recomendações dos Técnicos de Segurança do Trabalho, que se revelam como atores chave no processo de avaliação de riscos, adoção de medidas preventivas e de controlo, prevenção da doença e promoção da Saúde, tendo como reflexo, um aumento de qualidade de vida por parte dos Trabalhadores e uma maior produtividade nas Empresas.

Saúde, a Segurança no Trabalho e a Formação Profissional não devem ser dissociadas e devem estar presentes no dia a dia de todos Nós.

Consulte aqui o documento que preparamos para si, com as recomendações essenciais de ordem física e psíquica, para um ajustamento ao Teletrabalho.

Artigo elaborado por:

Carla Capelo – Técnica Superior de Segurança no Trabalho e Ergonomista

Filipa Santos – Diretora Serviços Clínicos @Centralmed

Partilhar
Podemos ajudar?
Se pretender deixe-nos os seus dados para entrarmos em contacto.