A digitalização progressiva da atividade laboral consiste numa inevitabilidade que comporta múltiplos benefícios, mas também novos desafios e riscos. Afinal, a maioria das empresas portuguesas regista informação vital sobre as suas operações no computador, nomeadamente para facilitar a consulta pela cloud. Neste Dia da Segurança do Computador, importa destacar problemas como, por exemplo, a vulnerabilidade a ataques informáticos ou a importância de proteger dados confidenciais.
Descubra como o investimento numa formação profissional em cibersegurança, neste Dia da Segurança do Computador, poderá apoiar a proteção da atividade digital da sua empresa.
O que é, então, o Dia da Segurança do Computador?
O Dia da Segurança do Computador celebra-se anualmente a 30 de novembro, com o intuito de fomentar a sensibilização da população para a importância central da cibersegurança. Revela-se, pois, o momento ideal para refletir sobre o progresso da tecnologia e, consequentemente, dos ataques cibernéticos.
A importância da proteção de dados confidenciais da empresa e da segurança online
A interrupção das operações da empresa e a perda de dados, derivadas de ataques informáticos, resultam, sem dúvida, em prejuízos financeiros avultados e perda de capital reputacional. Afinal, perturbam o normal funcionamento dos processos e podem divulgar informação sensível, criando desconfiança nos clientes e nos trabalhadores.
Mas o que é um ataque informático?
Um ataque informático, ou cibernético, consiste num crime silencioso e frequente, no qual um hacker (“pirata informático”) danifica ou destrói uma rede ou um sistema, dispersando vírus e acedendo a dados confidenciais. Muitos criminosos utilizam os dados sigilosos roubados para burlas online, extorsão e fraude.
E como se evitam os ataques cibernéticos?
Neste Dia da Segurança do Computador, para proteger a sua empresa contra ataques informáticos, poderá implementar medidas de cibersegurança, como, por exemplo:
- Instalar e atualizar regularmente um software antivírus, protegendo computadores e redes com verificações diárias;
- Ativar uma firewall, para manter uma barreira de segurança entre cada computador e a Internet, impedindo acessos não autorizados;
- Criar um sistema de múltiplos fatores de autenticação, protegendo o acesso a dados;
- Encriptar os dados mais confidenciais;
- Utilizar Virtual Private Network (VPN), o que lhe permitirá navegar na web com mais segurança;
- Organizar o espaço de trabalho, fechando documentos importantes e bloqueando o computador, quando se afastar;
- Cumprir todos os procedimentos relativos à privacidade de dados;
- Concretizar atualizações do sistema operativo com frequência;
- Escolher sempre passwords fortes (compridas e com diversidade de caracteres — números, letras e símbolos), nunca as gravar no navegador e alterá-las frequentemente;
- Gerar cópias de segurança;
- Estabelecer políticas e práticas de segurança comuns, como normas para a criação de passwords e para a partilha de dados;
- Elaborar um plano de proteção em caso de ciberataque, que inclua notificar clientes e autoridades;
- Manter-se alerta a e-mails de phishing, verificando sempre o remetente, a existência de links ou anexos e a pertinência dos dados solicitados (nunca partilhe palavras-passe, números de conta bancária ou da Segurança Social).
Dia da Segurança do Computador: dicas para manter a cibersegurança nas empresas
Em primeiro lugar, deverá analisar as políticas de cibersegurança atuais da sua empresa, identificando possíveis melhorias e pontos vulneráveis:
O impacto de um curso de cibersegurança na era da informação nas empresas
Atualmente, para evitar sofrer ataques informáticos que provocam prejuízos e quebram a produtividade, o ideal será manter os seus trabalhadores informados relativamente aos mais recentes perigos online e às medidas de cibersegurança a implementar.
Portanto, neste Dia da Segurança do Computador, recorrer a uma formação profissional contínua, focada em cibersegurança, poderá revelar-se a solução ideal para preparar a sua empresa contra potenciais ameaças digitais.
Num curso de cibersegurança, os trabalhadores aprenderão estratégias fulcrais como averiguar a fiabilidade de uma determinada hiperligação ou verificar a extensão dos anexos, nos e-mails, procurando sinais de malware, por exemplo.
Proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos exige, inegavelmente, uma abordagem transversal. Se pretende fornecer aos seus trabalhadores um curso de cibersegurança de qualidade, neste Dia da Segurança do Computador, contacte a equipa de especialistas da Centralmed!