Quais são as principais soft skills a considerar no mercado de trabalho, em 2024?

7 principais soft skills para ser bem-sucedido em 2024

A evolução tecnológica acabou por trazer para primeiro plano, no mercado de trabalho, a importância das capacidades estritamente humanas. Afinal, apesar da incontornável digitalização dos negócios — que se espelha, por exemplo, na aposta em ferramentas de Inteligência Artificial (IA) —, as empresas valorizam, cada vez mais, as habilidades comportamentais dos trabalhadores. Mas quais são as principais soft skills que procuram?

Na verdade, a IA ainda não consegue imitar competências inerentemente humanas, sobretudo no que respeita à inteligência emocional. Trata-se, aliás, de um fator essencial para lidar com clientes ou gerir equipas constituídas por profissionais com diversos backgrounds e especializações.

Além disso, a decisiva importância das soft skills tenderá a tornar-se mais notória nas empresas. Isto porque a geração que entrou no mercado de trabalho durante e após a crise pandémica revela uma carência relativamente às principais soft skills que os recrutadores procuram.

 

O que são, então, as soft skills?

Hoje, os recrutadores de recursos humanos consideram que as competências mais ligadas a aspetos relacionais e emocionais se manifestam tão importantes como as habilidades técnicas — as chamadas “hard skills”. Vale a pena, portanto, traçar uma distinção entre os dois conceitos:

Soft skills

Remontam ao modo como interagimos com os outros, resolvemos problemas e organizamos o trabalho. Estas competências são difíceis de aprender, medir e avaliar, uma vez que se adquirem, sobretudo, ao longo da vida, consoante as experiências profissionais e pessoais.

Hard skills

Competências de índole mais técnica, que se podem adquirir de modo mais imediato em cursos e formações profissionais. As hard skills representam, pois, os fatores de ordem mais objetiva e lógica no processo de avaliação de um candidato para ocupar um determinado cargo.

No quadro atual, muitas vezes um profissional distingue-se, precisamente, pelo seu domínio das principais soft skills, que se revelam cada vez mais determinantes para o sucesso corporativo.

 

 

Mas quais são as principais soft skills a considerar em 2024?

O mercado de trabalho está, sem dúvida, a evoluir a um ritmo bastante acelerado. Por isso, num contexto em que a tecnologia aprimora um conjunto crescente de habilidades técnicas, é crucial que os trabalhadores reúnam competências que os diferenciem, de cariz relacional, humano e de gestão.

Elencamos, por isso, 7 das principais soft skills que podem destacar um profissional, ou um candidato, neste ano.

1. Comunicação

Essencial em todas as indústrias e contextos profissionais, a boa comunicação consiste, decerto, numa das principais soft skills para 2024. Trata-se, afinal, de uma competência vital para a relação entre colegas, a articulação entre equipas/departamentos, bem como para o contacto com clientes.

Este domínio engloba, igualmente, a otimização da comunicação não verbal e escrita, a capacidade para falar em público ou a escuta ativa e empática.

2. Networking e marketing pessoal

Tanto o networking como o marketing pessoal são importantes para cada profissional, mas também para as empresas. O primeiro consiste, então, na criação de relações profissionais duradouras e mutuamente benéficas. Por sua vez, o segundo refere-se à construção de uma imagem profissional sólida e credível.

Estas competências são essenciais para quem pretende trilhar uma carreira de sucesso. Assim, aspetos como a partilha de valores, o contacto com diferentes agentes do meio profissional e o contínuo desenvolvimento profissional demonstram-se determinantes.

3. Inteligência emocional

inteligência emocional poderá estar no cerne das principais soft skills, visto que permite navegar entre as complexidades das dinâmicas sociais e facilitar a interação entre equipas, num contexto laboral cada vez mais competitivo e tecnológico.

Esta competência implica reconhecer e compreender as emoções das outras pessoas — assim como as nossas — e responder com a sensibilidade necessária. Constitui, afinal, um elemento fulcral na resolução de conflitos e na manutenção do bom relacionamento no ambiente de trabalho.

4. Adaptabilidade

A flexibilidade e a capacidade de adequação a diferentes contextos é, sem dúvida, outra das principais soft skills a considerar em 2024. Com a incessante evolução das ferramentas de IA e com a digitalização quase total dos negócios, por exemplo, os profissionais precisam de atualizar, de forma constante, os seus currículos.

Certas funções que se tornaram obsoletas no atual panorama têm impulsionado muitos profissionais a aprender novas competências, para assumirem novas funções (reskilling). Similarmente, é relevante investir na atualização das competências dos trabalhadores, mesmo que continuem no mesmo cargo (upskilling).

5. Gestão do tempo

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (work-life balance) engloba a capacidade de definir prioridades e de organizar tarefas, sem prejudicar a qualidade do tempo de descanso. Um profissional que saiba gerir o seu trabalho revela-se, portanto, mais confiável e estável. Contudo, esta qualidade — uma das principais soft skills no atual contexto — implica, também, ter margem para resolver os imprevistos que possam surgir.

6. Resolução de problemas

O sucesso de uma empresa depende, decerto, de como os seus profissionais conseguem gerir os problemas que aparecem diariamente, apresentando soluções criativas para os mesmos. Esta competência relaciona-se, pois, com a capacidade de liderança. Ou seja, analisar o contexto, assumir o controlo de uma situação e adiantar respostas adequadas.

7. Pensamento criativo

Inegavelmente associado à resolução de problemas, a criatividade afirma-se como uma das principais soft skills no trabalho. De notar que os profissionais que encontram novas ideias e promovem a inovação aportam bastante valor para as empresas, assegurando a atração e retenção de clientes e a constante atualização das organizações, num ambiente em incessante mudança.

 

Por que motivo deve a sua empresa apostar na formação em soft skills?

Num mundo crescentemente digital, o fator humano emerge como uma moeda de troca valiosa — sobretudo no que diz respeito à interação empática com pessoas, à inventividade na condução dos negócios e à criação de atmosferas de trabalho seguras, produtivas e colaborativas.

Ainda que exista uma crescente procura por profissionais com aptidões digitais, Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn, diz que se denota uma maior procura pelas principais soft skills e que “72% dos executivos dos EUA concorda que as soft skills são mais valiosas para as suas organizações do que as habilidades de IA”. A formação orientada para o desenvolvimento pessoal é, então, imprescindível.

Se pretende garantir que os profissionais da sua empresa têm a oportunidade de desenvolver e aprofundar estas valências vitais — sublinhando as principais soft skills —, conte com a vasta experiência da equipa da Centralmed. Temos à sua disposição várias formações certificadas pela DGERT dedicadas a estas temáticas. Contacte-nos!

Partilhar
Podemos ajudar?
Se pretender deixe-nos os seus dados para entrarmos em contacto.