O que é a AMI e qual era o seu desafio?
Fundada em 1984, a AMI já atuou em 82 países espalhados pelos cinco continentes. O objetivo passa sempre pela ajuda aos mais vulneráveis, seja através do envio de centenas de voluntários ou de toneladas de medicamentos, equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas e geradores, para referir alguns exemplos.
No âmbito internacional, a AMI desenvolve três grandes tipos de intervenções, a saber: Missões de Emergência, Missões de Desenvolvimento com equipas expatriadas e Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais (PIPOL). A sua atuação adequa-se sempre às características e necessidades específicas de cada contexto. Como tal, as intervenções têm sempre um perfil faseado, procurando garantir a sustentabilidade do processo de desenvolvimento em implementação.
A partir de 1994, atendendo à realidade vivida em Portugal, a AMI alargou a sua área de atuação com o intuito de minimizar os efeitos da pobreza e da exclusão social em território nacional. Por conseguinte, dispõe atualmente de 15 Equipamentos e Respostas Sociais no país, nomeadamente: nove Centros Porta Amiga (Lisboa – Olaias e Chelas, Porto, Almada, Cascais, Funchal, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Angra do Heroísmo); dois Abrigos Noturnos (Lisboa e Porto); duas Equipas de Rua (Lisboa e Vila Nova de Gaia/Porto); um Serviço de Apoio Domiciliário (Lisboa) e um Polo de Receção de Alimentos (Porto).
Uma terceira vertente do trabalho da AMI prende-se com a promoção de uma cidadania ativa na área do associativismo, da formação ou do ambiente. Como tal, procura fomentar a participação de jovens e adultos em projetos concretos nestes domínios.